Jaguar Land Rover interrompe exportações de carros para os EUA em reação a tarifas

A medida da montadora é o exemplo mais recente das consequências globais da política de Trump, com outras montadoras também repensando suas estratégias comerciais

“Estamos adotando nossas ações de curto prazo, incluindo uma pausa nas remessas em abril”, disse um porta-voz em um comunicado enviado por e-mail à Bloomberg News
Por Giulia Morpurgo
07 de Abril, 2025 | 07:27 AM

Bloomberg — A montadora britânica Jaguar Land Rover suspendeu as remessas de seus carros para os EUA após a introdução de tarifas pelo governo de Donald Trump.

A empresa com sede em Coventry, na Inglaterra, suspendeu as exportações este mês enquanto procura maneiras de lidar com os novos termos comerciais, disse um porta-voz no sábado.

PUBLICIDADE

O governo dos EUA introduziu uma tarifa de 25% sobre os carros importados, que entrou em vigor na quinta-feira. A medida da Jaguar Land Rover é o exemplo mais recente das consequências globais da política, com outras montadoras também repensando suas estratégias comerciais.

Leia também: Fitch rebaixa rating da Stellantis e cita pressão de custos com tarifas de Trump

"Os EUA são um mercado importante para as marcas de luxo da JLR", disse o porta-voz em um comunicado enviado por e-mail. "Estamos adotando nossas ações de curto prazo, incluindo uma pausa nas remessas em abril, enquanto desenvolvemos nossos planos de médio e longo prazo."

PUBLICIDADE

O jornal The Times relatou pela primeira vez a pausa nas remessas.

A Jaguar Land Rover vendeu 430.000 veículos nos 12 meses até março de 2024, dos quais quase um quarto foi na América do Norte, de acordo com seu último relatório anual. Em janeiro, a empresa registrou uma queda de 17% no lucro trimestral antes dos impostos.

Os EUA são o mercado mais importante da JLR, respondendo por cerca de um quarto de suas vendas. A fabricante do Range Rover, que fabrica veículos no Reino Unido e na Eslováquia.

PUBLICIDADE

Excluindo sua joint venture na China, os volumes no atacado aumentaram 1,1% no último trimestre. A JLR disse que seu caixa líquido foi positivo no trimestre, um dos principais objetivos de sua estratégia.

Assim como a JLR, as montadoras de todo o mundo estão elaborando planos para administrar as consequências das tarifas.

A Volkswagen suspendeu temporariamente os embarques ferroviários de veículos do México para os EUA e reteve no porto os carros enviados da Europa, informou a Automotive News na última quinta-feira. A fabricante alemã também planeja adicionar taxas de importação aos preços de etiqueta de seus veículos.

PUBLICIDADE

Enquanto isso, a Mercedes-Benz e a Volvo Car estudam expandir a produção nos EUA para evitar as novas taxas.

Veja mais em bloomberg.com

Leia também

Por que as tarifas de Trump afetam ainda mais a Stellantis e o setor automotivo