Bloomberg — O vídeo da Jaguar sobre a transformação da marca de automóveis alcançou exatamente o que pretendia, de acordo com seu managing director: atrair a atenção.
A famosa marca britânica conhecida por modelos esportivos e de luxo tem recebido críticas intensas desde que lançou um clipe para revelar sua nova identidade visual, com modelos sem expressão - e sem carros. A Jaguar também introduziu um novo logotipo.
“O objetivo disso era indicar que a Jaguar está mudando, e que a Jaguar muda de uma forma muito ousada e dramática”, disse Rawdon Glover em uma entrevista à Bloomberg TV. “Foi realmente projetado para chamar a atenção para o que estamos fazendo em Miami.”
Leia mais: Ícone britânico, Jaguar suspende vendas de veículos novos no Reino Unido até 2026
A Jaguar apresentou na segunda-feira (2) à noite seu novo carro-conceito, o Type 00, na Miami Art Week, com exemplares em rosa e azul.
Quase irreconhecível em relação aos antigos modelos da Jaguar que não estão mais à venda no Reino Unido, ele é caracterizado por superfícies niveladas, um capô longo, uma porta traseira sem vidro e lanternas traseiras que se estendem por toda a largura da carroceria.
"Esse é um sinal muito, muito claro para todos os futuros Jaguares que sairão dessa plataforma", disse Glover.
As vendas da Jaguar, marca conhecida como a preferide de ex-primeiros-ministros do Reino Unido, estão em queda há anos.
Leia mais: Por que Range Rovers se tornaram preocupação para seus donos no Reino Unido
A empresa controladora, a Jaguar Land Rover, tem se concentrado em seus utilitários esportivos Land Rover e Range Rover, que são mais lucrativos. As vendas de novos modelos da Jaguar foram suspensas até que uma nova linha totalmente elétrica seja lançada a partir de 2026.
Os novos modelos terão como alvo consumidores de luxo e devem custar mais do que a linha recente. A empresa também pretende atingir um público mais jovem, já que anteriormente era conhecida como um símbolo de status para homens de meia-idade na Grã-Bretanha.
Os consumidores de luxo que tiveram acesso prévio gostaram do visual do carro-conceito, disse Glover, ao defender o design angular.
“A Jaguar tem uma estratégia clara para reposicionar a marca em faixas de preço mais altas”, disse ele. “Se você vai fazer isso, é muito importante que seu produto realmente atenda a esse contexto.”
-- Com a colaboração de Matthew Miller e Katie Greifeld.
Veja mais em bloomberg.com
Leia também
Por que comandar uma montadora se tornou um dos empregos mais difíceis do mundo
Carlos Tavares renuncia como CEO da Stellantis em novo capítulo da crise automotiva
©2024 Bloomberg L.P.