Inter aposta em mobilidade urbana com bikes para reforçar marca em Miami

Banco liderado por João Vitor Menin acerta parceria de cinco anos em novo parque da cidade, a exemplo de cases como o do Citi em Nova York e o do Itaú em capitais brasileiras

Inter & Co Café em contêiner na cidade de Miami, dentro de parceria com o parque lineaer The Underline, que inclui o aluguel de bicicletas com as cores e o nome do banco (Foto: Reprodução)
11 de Dezembro, 2024 | 08:04 PM

Bloomberg Línea — O Inter & Co (INTR) decidiu investir em mobilidade urbana sustentável como nova forma de reforçar o awareness de sua marca em seu principal mercado nos Estados Unidos.

O banco digital do bilionário Rubens Menin fechou uma parceria estratégica para viabilizar o aluguel de bikes em um novo parque linear em Miami, segundo um comunicado visto pela Bloomberg Línea. As bicicletas terão as cores e o nome do Inter.

PUBLICIDADE

A associação de bancos com programas de bem-estar e empréstimo de bicicletas se tornou uma tendência global nos últimos anos em diferentes cidades.

No Brasil, o Itaú (ITUB4) tem o programa mais conhecido e que existe há mais tempo, atualmente presente em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre e em cidades no estado de Pernambuco, por meio da startup de mobilidade urbana Tembici.

O programa de empréstimos de bicicletas do maior banco brasileiro, mediante um pagamento por tempo de uso ou uma mensalidade, está presente também em Santiago, no Chile.

PUBLICIDADE

O Bradesco (BBDC4) também tem um programa na cidade de São Paulo.

No exterior, uma das iniciativas mais conhecidas é a do Citi (C) na cidade de Nova York. Em Toronto, no Canadá, o TD Bank já investiu em um programa de compartilhamento de bicicletas.

Leia mais: Mercado Pago avança em território do Nubank em batalha de gigantes em LatAm

PUBLICIDADE

A parceria anunciada pelo Inter é com o Underline, um parque linear com 16 km de extensão em Miami, que remete ao Highline em Nova York.

O objetivo do parque é transformar o espaço abaixo da linha do sistema de metrô (Metrorail) em um corredor verde, que conecte bairros, revitalize áreas urbanas e fomente a sustentabilidade no transporte.

O projeto prevê que sejam colocadas à disposição 100 bicicletas em estações de docking (armazenamento) ao longo do parque, além de unidades do Inter & Co Café, que são espaços de convivência em contêineres reutilizados.

PUBLICIDADE

Há 12 cafés do Inter atualmente em cidades brasileiras, principalmente em Belo Horizonte.

Também estão previstos eventos culturais, esportivos e de sustentabilidade no Underline.

Leia mais: Nubank mal começou sua expansão global, diz David Vélez sobre planos do banco

O contrato com a Friends of The Underline, uma organização não governamental que lidera o projeto do parque, tem duração de cinco anos.

“Com milhões de latino-americanos e brasileiros que chamam Miami de lar ou visitam a cidade anualmente, estamos criando mais do que apenas um serviço financeiro - mas um centro comunitário”, disse João Vitor Menin, CEO global da Inter & Co, no comunicado.

Inter Coffee, contêiner reciclado, será instalado no parque de Miami

Para o banco brasileiro, é uma oportunidade de oferecer benefícios a mais para seus clientes - nesse caso, que compõem a base de 3,6 milhões que têm o produto da conta global. Eles terão acesso gratuito às bicicletas.

O envolvimento do Inter com o cotidiano de Miami aumentou desde a chegada de Kaio Philipe ao cargo de CMO (Chief Marketing Officer) para a operação nos EUA no começo deste ano.

Morador da cidade norte-americana, o executivo brasileiro tem apostado em uma estratégia de marketing que amplia a visibilidade da marca do banco entre americanos e também entre a comunidade latina, público-alvo do Inter na maior economia do mundo desde 2021, quando adquiriu uma fintech usada por famílias de imigrantes para transferências de divisas, a Usend.

Neste ano, o Inter apoiou o Miami Trolley, um sistema de transporte público gratuito em Miami, composto por bondinhos de fácil acesso fácil a pontos turísticos, que foram envelopados com a cor laranja do banco.

Leia mais: Para o Inter, tecnologia é base para ambição global que vai além dos EUA, diz CEO

O Inter também assumiu os naming rights do estádio de futebol do Orlando City, em contrato assinado ainda em 2023.

A arena esportiva em Orlando, outro destino turístico preferido das famílias brasileiras na Flórida, passou a se chamar Inter & Co Stadium e tem ganhado visibilidade: vai receber jogos do Mundial de Clubes da Fifa que será realizado nos EUA em meados de 2025.

A estratégia de apostar no futebol para aumentar a base de clientes começou em Belo Horizonte, em Minas Gerais, onde a instituição financeira foi fundada.

O banco patrocina a Arena MRV (incorporadora do grupo da família Menin), erguido para ser o estádio do Atlético Mineiro, bem como outros times (Fortaleza e Atlético PR).

O avanço do Inter na Flórida, impulsionado por suas novas iniciativas de marketing, faz parte da ambição do conglomerado mineiro de aumentar as receitas nos EUA e globalmente.

Leia também

Além da alta renda: como o Itaú fez do Miami Open um de seus principais palcos

Inter acerta parceria com Orlando City para acelerar expansão nos EUA, diz CEO

Buscamos novos projetos no Brasil, diz sucessor de ‘rei dos condomínios’ de Miami

Sérgio Ripardo

Jornalista brasileiro com mais de 29 anos de experiência, com passagem por sites de alcance nacional como Folha e R7, cobrindo indicadores econômicos, mercado financeiro e companhias abertas.