Bloomberg — As ações da Xiaomi tiveram o maior salto intradiário em mais de um ano na quarta-feira (12) depois que a empresa anunciou que começará a vender ainda este mês seus há muito esperados carros elétricos.
A companhia sediada em Pequim, mais conhecida por seus smartphones, fez uma aposta multibilionária para ingressar no acirrado mercado de elétricos na China, liderado pela Tesla (TSLA) e pela BYD.
O modelo SU7 estará disponível para compra a partir de 28 de março em 29 cidades, segundo informou a empresa em uma postagem no Weibo, sem divulgar os preços.
O mercado para novos veículos elétricos se tornou menos atraente nos últimos tempos, já que Tesla e BYD travam uma guerra de preços para atrair consumidores chineses e o restante da indústria vê margens erodindo e o crescimento desacelerando.
A Apple (AAPL) cancelou recentemente um projeto de veículo elétrico após não conseguir superar os desafios de adaptar sua experiência tecnológica a um campo completamente novo de fabricação.
A incursão da Xiaomi na fabricação de carros, liderada pelo bilionário co-fundador Lei Jun, terá que ter sucesso onde a Apple não teve.
Iniciada há três anos, a empreitada de veículos elétricos de Lei é sua última aposta empreendedora e, possivelmente, até mais desafiadora do que construir uma fabricante de smartphones do zero.
O principal negócio da Xiaomi recai sobre as vendas online de smartphones de alto desempenho e baixo preço, mas Lei disse que o veículo elétrico da empresa não será uma proposta econômica.
Na avaliação de Steven Tseng e Woo Jin Ho, analistas da Bloomberg Intelligence, o plano da Xiaomi de começar a vender seu primeiro veículo elétrico em 28 de março poderia impulsionar as vendas em até 4% este ano e pode se tornar um motor de crescimento de longo prazo.
“A precificação seria crucial em meio à forte concorrência com BYD, Nio e Li Auto. Esperamos um preço médio de 220.000 a 260.000 yuans e um volume no primeiro ano de 30.000 a 50.000 unidades”, disseram.
A empresa chinesa se associou à estatal Beijing Automotive Group para produzir os novos veículos elétricos, de forma a evitar uma espera prolongada para uma licença de fabricação dos reguladores domésticos.
Os veículos SU7 estão sendo lançados em um mercado difícil, já que os reembolsos estatais para compradores de veículos elétricos de até 60.000 yuans (US$ 8.400) terminaram em 2022.
O nome SU7 significa Speed Ultra, e os veículos podem ir de 0 a 100km/h em 2,78 segundos, disse a Xiaomi.
Veja mais em bloomberg.com