Benefício corporativo? Novo Nordisk vai reembolsar funcionários por uso de Wegovy

Empresa se oferece para reembolsar os empregados que receberem prescrição do medicamento para tratamento de obesidade por um médico da Dinamarca, seu país sede

Wegovy novo nordisk
Por Sanne Wass
15 de Novembro, 2023 | 04:08 PM

Bloomberg News — Se você é funcionário da Novo Nordisk, fabricante dos remédios contra diabetes e obesidade Ozempic e Wegovy, poderá ter acesso a um benefício exclusivo da empresa.

A companhia está se oferecendo para reembolsar os funcionários que receberem prescrição médica do caro medicamento para perda de peso Wegovy por um profissional da Dinamarca, informou a empresa por e-mail.

PUBLICIDADE

O benefício, que ainda é tributável, também está disponível para funcionários diagnosticados com doenças tratadas por outros medicamentos da Novo Nordisk, como diabetes e hemofilia.

A gigante farmacêutica está lutando para atender à crescente demanda de Wegovy no seu principal mercado dos Estados Unidos, onde está atualmente restringindo a venda de doses iniciais para garantir fornecimento a pacientes que já tomam o medicamento.

A Dinamarca, onde o grupo emprega cerca de 21 mil pessoas, é um dos poucos mercados europeus em que a farmacêutica introduziu até agora o medicamento para a obesidade.

PUBLICIDADE

A Novo Nordisk não possui um suprimento especial para distribuir medicamentos aos seus funcionários, os quais são tributados sobre o benefício, disse a empresa em comunicado enviado por e-mail.

“É claro que os funcionários devem consultar um médico, serem diagnosticados e obterem uma receita, como qualquer outro cidadão dinamarquês”, disse a empresa. “Essas práticas de benefícios farmacêuticos também existem em outras organizações globais.”

Os médicos dinamarqueses relataram que enfrentam uma imensa procura de pacientes no Wegovy e, como resultado, uma carga de trabalho adicional. Quase 100 mil dinamarqueses usaram o medicamento desde que foi lançado em dezembro passado, segundo dados da Autoridade de Saúde Dinamarquesa.

PUBLICIDADE

Para tanto, é necessário um IMC (índice de massa corporal) de pelo menos 30, que é considerado indicativo de obesidade, para obter uma receita de Wegovy na Dinamarca, ou 27 para pessoas que sofrem de problemas de saúde relacionados com o peso.

Embora a Novo Nordisk tenha se oferecido durante muito tempo para reembolsar os funcionários que precisam utilizar os medicamentos que desenvolveu, a política corporativa atraiu atenção renovada devido à popularidade e ao custo do Wegovy. Na Dinamarca, o custo de aquisição cresce para quase 30.000 coroas (US$ 4.400 ou R$ 21.500) por ano.

Veja mais em bloomberg.com

PUBLICIDADE

Leia também

Efeito Ozempic leva Novo Nordisk a lucro e vendas recordes no 3º tri

Remédios para emagrecer criam teses distintas em Wall St para compra de ações