Família Moreira Salles confirma interesse na compra da francesa Verallia por US$ 3,7 bi

O family office busca apenas obter o controle da empresa sem torná-la privada e a Verallia permaneceria listada em Paris, de acordo com o comunicado

Por

Bloomberg — A família Moreira Salles confirmou que explora uma possível oferta pela Verallia que avaliaria a empresa francesa de embalagens em cerca de 3,6 bilhões de euros (US$ 3,7 bilhões).

O family office, que é a maior acionista da Verallia, está considerando uma oferta de 30 euros por ação para as ações da Verallia que ainda não possui, disse seu gerente de investimentos em um comunicado na segunda-feira. A Bloomberg News adiantou esta informação na sexta-feira.

A família busca apenas obter o controle da empresa sem torná-la privada e a Verallia permaneceria listada em Paris, de acordo com o comunicado.

As ações da Verallia, que fabrica garrafas de vidro usadas por empresas de bebidas, caíram 4,9% para 28,34 euros no início das negociações em Paris. Até sexta-feira, elas haviam caído 33% em relação ao pico atingido em setembro de 2023.

Leia também: Família Moreira Salles avalia oferta pela francesa Verallia, dizem fontes

O conselho da Verallia se reunirá o mais rápido possível assim que a família apresentar uma proposta de compra, incluindo termos detalhados da oferta, disse a empresa em um comunicado separado.

A BWSA, o escritório da família Moreira Salles, detém cerca de 29% das ações da Verallia, com 27,9% dos direitos de voto, informou.

Um preço de compra de 30 euros por ação representaria um prêmio de cerca de 12% acima do preço de fechamento de 26,82 euros na quinta-feira, um dia antes da reportagem da Bloomberg News sobre o possível acordo.

A fabricante francesa de materiais de construção Cie. de Saint-Gobain foi proprietária da Verallia até 2015, quando vendeu o negócio para a empresa de aquisições Apollo Global Management. A Apollo listou a empresa em uma oferta pública inicial em 2019.

Estado francês

A BWSA disse que planeja realizar um "trabalho de confirmação" nas semanas após a Verallia divulgar os lucros de 2024 em 19 de fevereiro, a fim de avaliar o negócio e suas condições de financiamento. Não há garantia de que uma oferta será eventualmente apresentada, acrescentou.

Qualquer transação provavelmente precisaria do apoio do governo francês, já que a empresa estatal de investimentos Bpifrance possui 7,6% da Verallia.

Leia também: Família Moreira Salles se torna a principal acionista de empresa de serviços da França

A Verallia tem fábricas em 12 países. Ela produz 16 bilhões de garrafas e potes de vidro por ano.

A família Moreira Salles fez fortuna principalmente no setor bancário e por meio de uma produtora de nióbio no Brasil. O clã co-controla o gigante bancário Itau Unibanco Holding e também tem investimentos em energia e na fabricante de chinelos Havaianas, da Alpargatas.

A empresa de investimentos da família é dirigida por João Moreira Salles, filho de Pedro Moreira Salles, que é copresidente do Itau.

Em dezembro, a família aumentou sua participação na empresa francesa de serviços Elis, tornando-se sua maior acionista. A empresa de investimentos disse que não tem intenção de buscar o controle, embora possa comprar mais ações, dependendo das condições do mercado.

--Com a ajuda de Phil Serafino.

Veja mais em bloomberg.com