Bloomberg — A Unilever disse que a Ben & Jerry’s “não está à venda” e continuará a ser uma marca importante na divisão de sorvetes do grupo de bens de consumo que será desmembrada em breve.
“A separação e a listagem do sorvete é a opção que consideramos maximizar o valor para o acionista, e isso não mudou”, disse o CEO Fernando Fernandez em uma entrevista coletiva.
A partir de 1º de julho, os sorvetes da Unilever passarão a se chamar Magnum Ice Cream Company, em homenagem à outra marca bem conhecida da divisão, e serão listados na Holanda como uma entidade separada.
Leia também: Por que conflito entre Unilever e Ben & Jerry’s marca o fim da ‘bondade corporativa’
A especulação sobre o futuro da Ben & Jerry’s surgiu depois que os fundadores Ben Cohen e Jerry Greenfield expressaram interesse em comprar de volta a marca de sorvete homônima, após anos de tensão entre a marca e a Unilever, de acordo com um relatório da Bloomberg News.
Fundada em 1978, a Ben & Jerry’s se tornou popular com sabores incomuns, como Cherry Garcia e Chubby Hubby, e se associou a causas progressistas. Quando a Unilever comprou a empresa em 2000, um acordo estabeleceu um conselho independente na Ben & Jerry’s para proteger seus valores sociais.
Leia também: Ben & Jerry’s acusa Unilever de demissão irregular de CEO por causa de posição política
No entanto, as duas têm se desentendido cada vez mais sobre como a Ben & Jerry’s comunica essa missão social. Em 2022, a Ben & Jerry’s processou a Unilever por bloquear suas tentativas de parar de vender sorvete na Cisjordânia ocupada.
No início desta semana, a Reuters informou que a Unilever estava ameaçando suspender o financiamento da Ben & Jerry’s Foundation, uma organização sem fins lucrativos dos EUA que faz doações a organizações de justiça social. A Unilever paga à fundação cerca de US$ 5 milhões por ano, de acordo com Fernandez, e quer saber onde o dinheiro está sendo gasto.
“Não fizemos nenhuma ameaça”, disse ele, mas acrescentou que as auditorias fazem parte da governança adequada.
“É nossa responsabilidade garantir que esses fundos sejam usados adequadamente”, disse ele. “Ele tem de ser alocado em áreas ou instituições que estejam absolutamente alinhadas com as que fazem parte do acordo de aquisição.”
Leia também: De Ben & Jerry’s a Kibon: Unilever inicia negociação para venda de unidade de sorvetes
A Unilever informou na quinta-feira que as vendas aumentaram mais do que o esperado no primeiro trimestre, impulsionadas principalmente pelos preços mais altos, já que os custos das commodities aumentaram.
Veja mais em bloomberg.com