Em desafio à Tesla, BYD oferece recursos de direção inteligente de graça

Apresentado pela primeira vez em 2023, o sistema ‘God’s Eye’ conta com câmeras e sensores de radar para auxiliar os motoristas com estacionamento e frenagem automatizada

Por

Bloomberg — A BYD habilitará recursos avançados de assistência ao motorista em quase todos os modelos futuros, sem custo adicional para os compradores, como parte de uma tentativa de desafiar a Tesla e as rivais nacionais no mercado de veículos elétricos da China.

A fabricante tornará seu sistema de assistência ao motorista God’s Eye padrão em veículos com preços a partir de 100.000 yuans (US$ 13.688) na China e o incluirá em vários modelos de baixo custo, como o popular hatchback Seagull. A BYD também planeja integrar o software da DeepSeek, a startup chinesa que surpreendeu os mercados com seu modelo de IA de código aberto, disse na segunda-feira (10), sem especificar quando isso aconteceria.

Leia também: Vendas globais da BYD sobem 41% e montadora acirra a concorrência com a Tesla

A direção assistida é um dos principais campos de batalha para os fabricantes de automóveis na China. A BYD está procurando fechar a lacuna tecnológica com rivais mais avançados, como a Xpeng, com a decisão de implementar os recursos até mesmo em seus modelos mais acessíveis, com o objetivo de impulsionar mais vendas.

Este ano "será o primeiro da direção inteligente para todos", disse o presidente da BYD, Wang Chuanfu, durante um evento na sede da empresa em Shenzhen. "Ela se tornará um item obrigatório nos próximos dois ou três anos, assim como o cinto de segurança ou o airbag."

Apresentado pela primeira vez em 2023, o God’s Eye conta com diferentes câmeras e sensores de radar para auxiliar os motoristas com recursos que incluem estacionamento, cruzeiro adaptativo e frenagem automatizada.

A China, o maior mercado de automóveis do mundo, adotou os recursos de apoio ao motorista como poucos outros lugares, com a maioria dos fabricantes fornecendo tecnologia entre os níveis 2 e 3 - dando aos motoristas certos graus de apoio em tarefas como direção e frenagem.

Leia também: A BYD chegou à liderança global. Mas enfrenta na Europa o seu desafio mais difícil

A Tesla está aguardando a aprovação de Pequim para lançar testes de recursos que ela comercializa como Full Self-Driving, que exigem supervisão constante. A BYD também afirmou ter obtido a primeira licença de teste de direção assistida de nível 3 da China.

Atualização

A BYD, que vendeu mais de 4 milhões de carros no ano passado, está apostando em sua escala, no acesso a dados e em seus inúmeros engenheiros de software para obter uma vantagem. Os veículos com um sistema semelhante fabricados por outras marcas normalmente são vendidos no varejo por mais de 150.000 yuans, enquanto alguns fabricantes cobram taxas adicionais para ativar os recursos de assistência ao motorista. O God's Eye será instalado em carros com preços a partir de 69.800 yuans.

Os investidores estão observando atentamente os planos de carros inteligentes da BYD depois que a montadora, no ano passado, prometeu investir 100 bilhões de yuans para desenvolver tecnologia avançada. As ações subiram 21% em Hong Kong na semana passada, com base nas expectativas de que a empresa apresentaria uma atualização otimista sobre sua tecnologia. A empresa pretende entregar até 6 milhões de veículos este ano e liderou uma guerra de preços contundente que espremeu os rivais menores.

Depois de apostar tudo em veículos totalmente elétricos e híbridos plug-in em 2022, a BYD se concentrou na atualização. No ano passado, revelou híbridos capazes de percorrer mais de 2.000 quilômetros, e espera-se que lance o sucessor de suas baterias Blade de fosfato de ferro e lítio este ano, o que poderia acrescentar mais alcance, carregamento mais rápido e maior durabilidade.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também: Crise dos elétricos e ascensão da BYD podem impactar as vendas anuais da Tesla