XP mira Expert maior mesmo com redução de verba e aposta em Tom Brady e IA

Em meio à busca por eficiência, maior corretora do país prevê ampliar em 30% o público do evento, diz o CMO Lisandro Lopez à Bloomberg Línea

Por

Bloomberg Línea — Nos últimos meses, Guilherme Benchimol, Thiago Maffra e José Berenguer se dedicaram a se reaproximar do mercado, de investidores e analistas a jornalistas, e compartilhar mais informações sobre o que definem como novo momento da XP (XP), a maior corretora do país.

O fim de 2022 e o começo de 2023 foram marcados pelo que os executivos classificaram de correção de excessos dos anos de acelerado crescimento no bull market também no Brasil, em um movimento que incluiu demissões e redução de custos em diferentes frentes.

Um dos motes que a empresa adotou foi o slogan “back to the basics” (”de volta ao básico”, em tradução livre), em referência aos primeiros anos de muito trabalho, aproximação com o cliente e crescimento acelerado.

Essa correção não deixou de fora o principal evento anual da XP, a Expert, cuja próxima edição será nos dias 1º e 2 de setembro em São Paulo.

Segundo Lisandro Lopez, CMO (executivo-chefe de Marketing) da XP, e Caroline Namora, head de Marketing, o budget dedicado pela XP ao evento é menor do que em 2022. Eles não quiseram abrir os números exatos.

“Fizemos de fato a lição de casa e repensamos gastos e investimentos. Isso impactou a empresa como um todo, muito pela ótica da eficiência e da inteligência. No caso da Expert, nos deixou mais desconfortáveis para buscarmos como fazer um evento ainda maior, trabalhando mais, sob a ótica do custo e do investimento”, disse Lopez à Bloomberg Línea.

“Tivemos um desafio da eficiência também na Expert”, ressaltou Namora.

A redução do orçamento, no entanto, não afetou as ambições, ressaltaram os dois executivos. Serão mais de 40 mil pessoas, 160 palestrantes, oito palcos simultâneos, de acordo com Lopez.

Isso vai significar um aumento perto de um terço em público em relação à edição de 2022, a primeira presencial em três anos depois da pandemia de covid.

“A edição do ano passado foi maior do que esperávamos. Para este ano, um dos desafios foi aumentar os eventos para a interação entre as pessoas, sempre com a preocupação de deixar o assunto ‘investimentos’ mais leve e atrativo. É uma fórmula que alcança sucesso”, disse o CMO da XP.

Segundo Lopez, “o evento transcende a XP. Vemos muito mais como um evento do mercado, tanto que há concorrentes que participam.”

A primeira e principal atração anunciada é a de Tom Brady, considerado o maior jogador da história da NFL, a liga profissional de futebol americano. O cachê dele não foi revelado.

Brady, conhecido no Brasil também por ter sido casado com Gisele Bündchen, será um keynote speaker dedicado a compartilhar lições não só de liderança e resiliência no esporte mas também de investimentos e empreendedorismo, a exemplo do que fez a tenista americana Serena Williams em 2022.

“Quando pensamos no mundo do investimento e das finanças, procuramos nomes que possam trazer também algo mais lúdico para um público mais abrangente. E gostamos muito de esporte. Mas, mais do que uma referência em esporte, essa pessoa vai poder falar de investimento e empreendedorismo? Foi assim que chegamos ao Tom Brady”, disse Lopez sobre os critérios para a escolha.

Outra ação prevista será levar um modelo do carro da Aston Martin na Fórmula 1, que tem o patrocínio da XP e é um dos seus principais investimentos de marketing da corretora, para o evento, com um simulador.

“Como é que você pega a mesma ativação e leva para um público diferente? Tem a ver com criatividade. Esse é um dos exemplos de como otimizar os recursos e melhorar a experiência para o público”, disseram Namora e Lopez.

Outro foco estará no impacto da inteligência artificial (IA) sobre os investimentos. “Vamos abordar a IA sob diferentes óticas, não só de investimentos como também de tecnologia e inovação, como algo que já está incorporado no nosso dia-a-dia”, disse a head de marketing da XP.

Um dos principais keynote speakers que ainda serão anunciados, segundo ela, tratará exatamente da IA.

Namora disse que a composição do evento e dos principais palestrantes também buscou dialogar com o novo posicionamento institucional da XP, refletido na campanha “O Impossível é só o Começo”, apresentada ao mercado no começo de maio. “Como conseguimos melhorar ainda mais o evento?”

Leia também

Citi nomeia executivo brasileiro como head global de trading de moedas

XP: desaceleração, busca de eficiência e gastos com marketing em Aspen