Bloomberg — Elon Musk disse que mudará a sede do X (ex-Twitter) e da SpaceX para o estado americano do Texas, em mais um dos esforços do bilionário para se alinhar com a direita política e se distanciar da Califórnia, de tendência de esquerda.
O anúncio foi feito na terça-feira (16) na rede social X, ao citar uma frustração com uma nova lei na Califórnia relacionada a crianças transgênero em escolas públicas.
A Califórnia tornou-se o primeiro estado dos Estados Unidos a proibir os distritos escolares de exigirem que os professores notifiquem os pais sobre mudanças na orientação sexual e na identidade de gênero de um aluno.
Leia mais: Adeus, Califórnia. Como Elon Musk se tornou um motor para a economia do Texas
“Foi a gota d’água”, disse Musk na publicação em que anunciou a mudança das empresas.
O movimento é o mais recente na guinada para a direita política de Musk. Na semana passada, ele ofereceu apoio total ao ex-presidente Donald Trump nas eleições presidenciais dos EUA deste ano e disse que doará dezenas de milhões de dólares para a campanha do candidato republicano.
Há muito tempo ele critica a política liberal da Califórnia e já ameaçou retirar o X e suas outras empresas do estado em diversas ocasiões.
“Foi a gota d’água. Por causa dessa lei e de muitas outras que a precederam e atacaram famílias e empresas, a SpaceX agora mudará sua sede de Hawthorne, na Califórnia, para Starbase, no Texas.”
A sede da SpaceX é atualmente em Hawthorne, Califórnia, mas a empresa está construindo há alguns anos uma grande instalação no sul do Texas, chamada de Starbase. O local em Boca Chica é onde a SpaceX constrói e lança seus foguetes Starship.
Já a sede do X fica na cidade de São Francisco, embora a empresa tenha devolvido vários andares na semana passada. Em janeiro, o X disse que planejava abrir um pequeno escritório em Austin para ajudar a lidar com problemas de moderação de conteúdo.
A SpaceX tem cerca de 13.000 funcionários. Hawthorne têm sido o principal local de produção e processamento do foguete Falcon 9, o carro-chefe da empresa, bem como do foguete Falcon Heavy, maior e mais potente.
O governador do Texas, Greg Abbott, disse em um post no X que a mudança “consolida o Texas como líder em exploração espacial”.
A nova lei da Califórnia pode ser pessoal para Musk. Um de seus filhos mais velhos foi ao tribunal um dia depois de completar 18 anos em 2022 e mudou seu nome, citando “identidade de gênero e o fato de que eu não vivo mais com meu pai biológico nem desejo me relacionar com ele de nenhuma forma”, de acordo com os registros do tribunal.
Musk também já tem vários vínculos com o Texas. Sua empresa de carros elétricos, a Tesla (TSLA) transferiu no início deste ano sua unidade comercial de Delaware para o Texas e, da mesma forma, mudou sua sede da Califórnia para Austin em 2021 em meio à frustração com os lockdowns impostos pela pandemia.
Mas a Tesla ainda tem uma presença considerável na Califórnia, com uma sede de engenharia em Palo Alto. Musk também mudou sua residência pessoal para o Texas há vários anos.
Veja mais em Bloomberg.com
© 2024 Bloomberg L.P.