Do McDonald’s ao Burger King: Paulo Camargo será o novo CEO da Zamp

Executivo comandou a Arcos Dorados, operadora da rede do Big Mac para LatAm, no Brasil, e assumirá a liderança da Zamp, que opera o BK Brasil, na próxima semana

Por

Bloomberg Línea — Em um momento de mudança de estratégia na Zamp (ZAMP3), a empresa que opera as redes Burger King e Popeyes no Brasil anunciou nesta sexta-feira (21) seu novo CEO.

Paulo Camargo, executivo com ampla experiência no setor de fast food e que no último ano ocupou o cargo de CEO do Espaçolaser, vem para substituir Ariel Grunkraut, que liderava a Zamp desde 2022 e cuja saída foi anunciada na semana passada.

Camargo assumirá a posição a partir da próxima sexta-feira, 28 de junho, último dia de Grunkraut na companhia.

Leia também: Sob controle do Mubadala, Zamp anuncia saída do CEO e cofundador Ariel Grunkraut

Com mais de 30 anos de carreira, atuando como CEO em vários setores, incluindo bens de consumo, varejo, franquias e serviços, Camargo liderou a divisão brasileira da Arcos Dorados, a operadora do McDonald’s na América Latina, implementando um modelo operacional considerado mais eficiente.

Ele também tem experiência internacional, tendo atuado como CEO da Iron Mountain na Espanha e em cargos de liderança na Yum Brands. Paulo possui graduação em Tecnologia da Informação, com pós-graduação pela Universidade Mackenzie na mesma área, e um MBA pela Universidad Europea de Madrid.

“A diretoria acredita que Camargo trará a força operacional e a due diligence necessárias para levar a companhia para o próximo estágio de crescimento”, escreveu a Zamp em fato relevante.

Nova estratégia

No início do mês, a Zamp divulgou um acordo com a SouthRock, em recuperação judicial, para a aquisição de bens e direitos da operação da Starbucks no Brasil por R$ 120 milhões.

A Zamp é controlada desde fevereiro deste ano pelo Mubadala Capital, gestora que é subsidiária do Mubadala Investment Company, um fundo soberano de Abu Dhabi.

No fim de abril, a Zamp promoveu mudanças no conselho de administração, com a entrada de um representante da Affinity Partners, gestora de Jared Kushner, conforme revelado pela Bloomberg News.

Grunkraut, por sua vez, é um dos sete cofundadores do Burger King do Brasil em 2011, empresa que nasceu como uma joint venture da Vinci Partners com a americana Burger King Corporation e que assumiu a operação da rede global de fast food no país como master franqueada.

Naquele momento, a Burger King Corporation havia sido recém-adquirida pela 3G Capital, dos bilionários brasileiros Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira. Posteriormente, esse investimento foi incorporado pela Restaurant Brands International (RBI).

-- Com a colaboração de Marcelo Sakate.

Leia mais

McDonald’s aposta em guerra de preços para resgatar apelo de ‘lanche barato’