Bloomberg — A Netflix (NFLX) pode ter dificuldades para superar seu excelente ano de 2024, mas Wall Street está otimista em relação às ofertas que incluem grandes nomes do entretenimento e dos esportes.
A empresa de streaming fez sucesso com a programação esportiva, com investidores otimistas em relação a eventos ao vivo que são mais valiosos para seu negócio de publicidade do que o tipo de programação sob demanda com a qual a Netflix construiu sua biblioteca. Ela continua obtendo sucesso nessa área – a mais recente temporada de Round 6 chegou ao topo das paradas.
Leia também: Netflix tem recorde de novos assinantes com impulso de boxe, NFL e Round 6
“Os eventos ao vivo são, francamente, um grande catalisador, uma vez que os números de audiência são altos e abrem um novo canal para a Netflix monetizar ainda mais sua base de usuários”, disse Clayton Allison, gerente de portfólio da Prime Capital Financial. “Embora os investidores queiram ver números que justifiquem o prêmio, a Netflix é tão dominante que não me incomoda ter de pagar mais para mantê-la.”
Uma luta de boxe em novembro entre Mike Tyson e Jake Paul atraiu para a Netflix uma audiência global que chegou a 65 milhões de transmissões, enquanto dois jogos da NFL que foram ao ar no dia de Natal – um deles com uma apresentação de Beyoncé no intervalo – atraíram mais de 24 milhões de espectadores cada, acima da audiência média das transmissões de futebol americano profissional nesta temporada.
A Netflix também comprou os direitos exclusivos do Raw e de outros programas da World Wrestling Entertainment. Os eventos ao vivo e os esportes provavelmente serão o foco dos resultados do quarto trimestre, que serão divulgados após o fechamento desta terça-feira (21), e comentários positivos poderão ajudar a reverter a fraqueza das ações observada no início deste ano.
“É aí que eles estão começando a fazer barulho”, disse Jay Woods, estrategista-chefe global da Freedom Capital Markets, acrescentando que estará atento a quaisquer atualizações sobre os próximos grandes eventos planejados ou novas parcerias na chamada de resultados da Netflix.
O esporte tem se tornado cada vez mais importante para as empresas de mídia, pois continua sendo um dos bastiões remanescentes da exibição de compromissos. A DirectTV vai lançar um serviço de streaming voltado para esportes com jogos da NFL, e a Walt Disney (DIS) fundirá seu serviço de streaming Hulu + Live TV com a FuboTV, voltada para esportes on-line. A Disney, a Fox e a Warner Bros. Discovery (WBD) tinham planos de criar um serviço conjunto de streaming de esportes, embora isso tenha sido descartado no início deste mês.
Para as ações da Netflix, o início do ano tem sido difícil, com desempenho inferior ao do índice Nasdaq 100 após um aumento de 83% em 2024.
As ações são negociadas perto de 36 vezes os lucros estimados, acima do Nasdaq, embora seja aproximadamente a metade de sua média nos últimos 10 anos. Pouco mais de dois terços dos analistas monitorados pela Bloomberg mantêm classificações de compra ou equivalentes, abaixo de outros líderes de tecnologia.
Ainda assim, desde a baixa pós-pandemia, as ações subiram mais de 400% – e a empresa conquistou mais de 60 milhões de clientes – à medida que medidas como a introdução de publicidade e a repressão ao compartilhamento de senhas tranquilizaram os investidores quanto à sua capacidade de continuar gerando crescimento.
Em novembro, a Netflix – cuja capitalização de mercado de cerca de US$ 370 bilhões a torna mais de 50% maior do que a Walt Disney, a Paramount Global e a Warner Bros. Discovery juntas – disse que 70 milhões de espectadores assistem a programas com publicidade todos os meses, o dobro do total de maio.
“A publicidade é a história para os próximos anos, uma vez que a base de usuários da Netflix é um dos públicos mais desejáveis que os anunciantes podem imaginar, e a melhoria da monetização de anúncios significará um crescimento de alta margem sem a necessidade de continuar adicionando usuários”, disse Uday Cheruvu, gerente de portfólio da Harding Loevner. “A Netflix precisa provar que seus gastos com esportes serão lucrativos, mas ela pode fazer isso com a publicidade, e é por isso que as ações ainda parecem atraentes aqui.”
Wall Street também vai monitorar os ventos desfavoráveis, ou seja, o impacto que o câmbio terá sobre a receita, devido à grande presença global da Netflix e à força do dólar americano. A receita ficará cada vez mais em foco à medida que a Netflix deixar de informar quantos assinantes adicionou em cada período.
Mas os players do mercado continuam otimistas. “Se o desempenho não for o esperado e as ações caírem um pouco, provavelmente será uma oportunidade de compra”, disse Hanna Howard, gerente de portfólio da Gabelli Funds.
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também
No Inter, marketplace se torna atalho para monetizar o cliente e atrair marcas
Suzano está interessada em negócio de tissue da Kimberly-Clark, dizem fontes
Brasil se tornou um mercado de ‘desova’ de carros da China, diz chefe da Anfavea