Bloomberg — As ações da Toyota Motor registraram o seu maior avanço em duas sessões seguidas desde agosto, com ganhos de 11%, com base nas expectativas do mercado de um maior retorno sobre o patrimônio líquido.
As ações subiram 6% na Bolsa de Tóquio nesta quinta-feira (26), depois de terem avançado na quarta (25) com a notícia do jornal Nikkei de que a maior montadora do Japão e uma das líderes globais planejaria aumentar o seu ROE para 20%, o dobro do patamar atual, citando um executivo não identificado.
Um porta-voz disse que a Toyota (TM) “não tem uma meta ou prazo explícito” para o ROE.
A notícia vem no momento em que o setor automotivo japonês e global entrou sob os holofotes com o acordo para uma fusão - ou aquisição - da Honda com a Nissan, com a entrada potencial da Mitsubishi, com as tradicionais montadoras em busca de sinergias e ganho de competitividade.
No resto do mundo, montadoras tradicionais como a Stellantis (STLA), a Volkswagen e a GM (GM) enfrentam desafios financeiros e sofrem a pressão de investidores por cortes de custos ou melhores resultados.
Se a notícia do Nikkei estiver correta - o jornal deu o “furo” das negociações entre Honda e Nissan -, “a empresa precisaria aumentar os ganhos da cadeia de valor para impulsionar ainda mais as margens de lucro”, escreveu Shinji Kakiuchi, analista da Morgan Stanley MUFG Securities, em um relatório.
“Também estaremos atentos ao fato de que a Toyota, como parte dos movimentos para melhorar a eficiência do capital, poderá obter fundos da venda de suas participações acionárias para reforçar ainda mais os retornos para os acionistas.”
As ações da Toyota saltaram mais de 20% neste ano, acima do desempenho do índice Topix mais amplo da Bolsa de Tóquio, uma vez que um iene mais fraco ajudou a aumentar as receitas em sua moeda local.
Ainda assim, o último anúncio feito pela maior montadora do mundo mostrou que as vendas globais se estabilizaram em novembro, uma vez que a demanda sem brilho no mercado automotivo mais amplo se uniu a uma pausa na produção em duas fábricas.
Veja o que outros analistas e investidores disseram sobre a Toyota:
SBI Securities Co. (Koji Endo)
- A Toyota revelou pela primeira vez sua meta de ROE de 20% em seu relatório de resultados financeiros intermediários;
- A meta é ambiciosa; a Toyota precisará tomar medidas drásticas, e uma política de retorno aos acionistas em larga escala será essencial para atingir sua meta, como o aumento de dividendos ou a realização de recompras.
Shinkin Asset Management (Naoki Fujiwara)
- As conversas sobre a meta de ROE de 20% da Toyota levam a expectativas de desvinculação de participações cruzadas e retornos aos acionistas;
- Os investidores provavelmente se concentraram na velocidade com que tudo isso pode acontecer.
Daiwa Securities Co. (Eiji Kinouchi)
- Muitos investidores têm as ações alocadas abaixo da ponderação média, portanto, há expectativas de que seu desempenho positivo continue após o ano novo.
Veja mais em bloomberg.com
©2024 Bloomberg L.P.