Conselho do Itaú aprova proposta de cisão integral do BBA em ‘busca de eficiências’

Banco tem buscado, de forma constante, a racionalização do uso de seus recursos e a otimização de suas estruturas e negócios, segundo comunicado

Por

Bloomberg Línea — O Itaú Unibanco (ITUB4) vai realizar a cisão integral do seu banco de atacado e investimento, o Itaú BBA. A decisão foi aprovada pelo conselho de administração, segundo comunicado ao mercado enviado nesta terça-feira (31) depois do fechamento da bolsa.

O Itaú Unibanco tem buscado, de forma constante, a racionalização do uso de seus recursos e a otimização de suas estruturas e negócios, com vistas a propiciar maior eficiência e retorno dos valores investidos e acredita que a operação em questão trará benefícios claros nessa direção, considerando a extinção de uma sociedade de seu conglomerado e de suas licenças para operar”, disse o banco no comunicado.

A operação será submetida aos acionistas em AGE (Assembleia Geral Extraordinária) marcada para o dia 30 de novembro.

“Serão transferidas as seguintes atividades do Banco Itaú BBA: (a) para a Itaú BBA Assessoria todas as atividades de assessoria financeira, estruturação e coordenação de operações com títulos ou valores mobiliários; e (b) para o Itaú Unibanco todas as atividades típicas de instituições financeiras.”

O comunicado apontou que não há relação de troca ou de aumento de capital na companhia e que “a operação resultará, nesse momento, em mera substituição de ativos no patrimônio líquido do Itaú Unibanco”.

O Itaú está em período de silêncio em razão da divulgação do seu resultado do terceiro trimestre, agendado para a próxima segunda-feira (6). Nessa ocasião executivos do banco podem dar maiores explicações sobre a decisão.

Leia também

Bruno Serra mira R$ 10 bilhões em 40 dias no ‘multimesas’ da Itaú Asset

Como Itaú, BTG e Santander se preparam para a chegada do real digital, o Drex