Bloomberg — O conselho da OpenAI contratou o ex-chefe da Twitch, Emmett Shear, como CEO, desafiando os apelos dos investidores para reintegrar Sam Altman, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto.
Shear deixou o cargo de CEO do site de streaming de jogos da Amazon, Twitch, no início deste ano. Ele conquistou os diretores porque parecia reconhecer as ameaças existenciais que a IA apresentava, disse uma das pessoas. Shear, um cientista da computação que passou mais de uma década transformando a Twitch em uma das plataformas de vídeo mais bem-sucedidas do mundo, é considerado um profissional de peso para liderar um grande grupo de engenharia, acrescentou a pessoa.
A nomeação de Shear marca a mais recente reviravolta em uma saga que eclodiu com a demissão chocante de Altman, que surpreendeu o Vale do Silício e deixou em um caos a startup que está no centro do frenesi do desenvolvimento da IA. A OpenAI e seu cofundador Altman, deram início a uma corrida pela supremacia da inteligência artificial, de Washington a Pequim, o que levou a comparações com Bill Gates e Steve Jobs.
A decisão de contratar Shear é uma repreensão contundente aos investidores liderados pela Microsoft e pela Thrive Capital, que pediram que a diretoria renunciasse e queriam Altman de volta ao comando.
Os membros da diretoria da startup sediada em São Francisco entraram em contato com pelo menos dois executivos proeminentes do setor de tecnologia na esperança de que um deles assumisse a função, disse uma das pessoas, que pediu para não ser identificada, divulgando as propostas privadas.
Os representantes da OpenAI e da Shear não responderam aos pedidos de comentários. O cientista-chefe da OpenAI, Ilya Sutskever, que orquestrou a demissão de Altman, disse à equipe que Altman não retornaria.
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também
OpenAI, dona do ChatGPT, negocia venda de ações que a avaliaria em US$ 86 bilhões
CEO da Microsoft cita Gates e diz que verdadeiro impacto da IA não foi sentido
© 2023 Bloomberg L.P.