Com Beyoncé, Netflix atrai 24 milhões de espectadores em jogos de Natal da NFL

Estreia da gigante do streaming com dois jogos no dia 25 ficou muito acima da média de jogos da atual temporada, em nova prova da força da plataforma também em eventos ao vivo

Beyoncé em show do intervalo da NFL
Por Lucas Shaw
27 de Dezembro, 2024 | 09:45 AM

Bloomberg — A Netflix informou que sua transmissão de estreia de dois jogos da NFL no dia de Natal atraiu mais de 24 milhões de espectadores cada um, bem acima do que a média das transmissões de futebol americano profissional nesta temporada.

O primeiro jogo, entre o atual campeão, Kansas City Chiefs, e o Pittsburgh Steelers teve uma média de 24,1 milhões de espectadores, informou a empresa em um comunicado na quinta-feira (26).

PUBLICIDADE

O jogo posterior entre o Baltimore Ravens e o Houston Texans, que contou com uma apresentação no intervalo de Beyoncé, atraiu 24,3 milhões e atingiu um pico de mais de 27 milhões durante seu show.

Leia mais: Mudança em licença parental na Netflix evidencia os desafios de políticas de benefícios

A Netflix disse que os dois jogos estabeleceram recordes de streaming para a NFL. Até a temporada de 2024, a liga registrou uma média de cerca de 18 milhões de espectadores, impulsionada por transmissões simultâneas em serviços online como o Peacock da NBCUniversal.

PUBLICIDADE

Cerca de um décimo da audiência da NFL vem do streaming, de acordo com a Sportico.

A Netflix conseguiu reunir - em decisão tomada previamente - equipes que estão todas já classificadas para os playoffs e que provavelmente atrairiam um grande público para seus primeiros jogos da NFL.

No entanto nenhuma das partidas foi acirrada, e a audiência normalmente cai no final do jogo em casos assim. Os Chiefs venceram os Steelers por 29 a 10, enquanto os Ravens derrotaram os Texans por 31 a 2.

PUBLICIDADE

O destaque foi a apresentação de Beyoncé, que recebeu críticas favoráveis da imprensa e dos fãs online. Essa foi a primeira vez que ela tocou várias músicas de seu álbum mais recente, Cowboy Carter.

Antes uma empresa que evitava transmissões ao vivo, a Netflix vem se dedicando com afinco aos esportes e a outros eventos ao vivo.

A empresa desembolsou US$ 150 milhões para os direitos das duas partidas da NFL, parte de um acordo de três temporadas, enquanto procura atrair mais anunciantes para sua oferta de preços mais baixos e apoiada por anúncios. A empresa encerrou o terceiro trimestre com 282,7 milhões de assinantes.

PUBLICIDADE

Leia mais: Após ação subir 340%, Netflix enfrenta o desafio de se manter atraente ao investidor

Em novembro, a empresa transmitiu uma luta de boxe de exibição entre Mike Tyson e Jake Paul, que atraiu uma audiência global de 60 milhões de domicílios ou mais de 108 milhões de espectadores, de acordo com a empresa.

Visto como um teste inicial dos recursos de cobertura ao vivo da empresa, o show gerou milhares de reclamações de espectadores sobre problemas de conexão e telas congeladas.

"Nós derrubamos o site", disse Paul depois de reivindicar a vitória sobre Tyson, de 58 anos. "Este é o maior evento."

Em um evento para a mídia no início de dezembro, a diretora de conteúdo da Netflix, Bela Bajaria, disse que os engenheiros da empresa agiram rapidamente para resolver o problema e tentar evitar que ele ocorresse novamente.

“Você não sabe, e não pode aprender essas coisas até que as faça”, disse ela. “Obviamente, fizemos muito para aprender e nos preparar para a NFL.

Quaisquer problemas técnicos no dia de Natal foram pequenos em comparação com a luta. Produzidos pela CBS Sports, os jogos da NFL contaram com a participação de talentos dentro e fora do campo, bem como da superestrela Mariah Carey, que abriu o show com seu single natalino "All I Want for Christmas Is You".

A Netflix promoveu intensamente os jogos, com um dirigível sobrevoando sete cidades no mês que antecedeu o Natal, começando e terminando em Houston, com paradas em Nova Orleans, Baton Rouge, Atlanta, Nashville e Dallas.

A empresa também enviou food trucks para os jogos da NFL, da NBA, da NHL e da NCAAF em Houston, Dallas e Atlanta, oferecendo chocolate quente e prêmios, incluindo ingressos para os jogos do dia de Natal da NFL e um ano de assinatura da Netflix grátis.

Leia também: Política de senhas leva Netflix a superar, de novo, projeções de Wall Street

As estrelas dos próximos filmes da Netflix, incluindo Jamie Foxx e Cameron Diaz, ajudaram a promover os jogos nos dias que antecederam o evento. A Netflix usou os jogos para promover seus próximos programas, incluindo as novas temporadas de Round 6 e O Agente Noturno.

O dia de Natal foi importante para os esportes na TV. Os jogos da NBA nas emissoras ABC e ESPN, da Disney, tiveram a maior audiência da TV em cinco anos, com uma média de 5,25 milhões de telespectadores em todos os cinco jogos e um aumento em relação ao ano anterior.

A vitória do Los Angeles Lakers por 115 a 113 sobre o Golden State Warriors foi a mais assistida, segundo a liga de basquete, com uma audiência média de 7,76 milhões de telespectadores.

Veja mais em bloomberg.com