Citi conclui spinoff do Banamex no México e mira IPO para destravar valor

Banco de Wall Street, liderado por Jane Fraser, passa agora a operar com duas entidades no México: o Grupo Financiero Citi México e o Grupo Financiero Banamex

Citi planeja um IPO do Banamex no México assim que os reguladores e as condições de mercado permitirem a oferta pública (Foto: Jenny Surane)
Por Jenny Surane
02 de Dezembro, 2024 | 11:54 AM

Bloomberg — Os planos avançam para uma oferta pública inicial do Banamex no México, depois que o Citi concluiu a separação da divisão de suas ofertas institucionais mais amplas no país.

O Citigroup agora opera duas entidades separadas no México, o Grupo Financiero Citi México e o Grupo Financiero Banamex, de acordo com um comunicado divulgado pelo banco nesta segunda-feira (2).

PUBLICIDADE

O banco sediado em Nova York planeja um IPO do Grupo Financiero Banamex - que tem 1.300 agências e abriga 39.000 funcionários - assim que os reguladores e as condições de mercado permitirem a oferta pública.

"Essa separação representa um marco importante em nossa simplificação", disse a CEO Jane Fraser no comunicado. "Agora vamos nos preparar para a IPO do Banamex, com foco na otimização do valor para nossos acionistas."

O Grupo Financeiro Citi México manterá uma “presença significativa” no país, com uma equipe de cerca de 3.000 funcionários atendendo a aproximadamente 2.000 clientes, de acordo com o comunicado.

PUBLICIDADE

Leia mais: Como a reformulação radical de Andy Sieg deu ânimo à divisão de wealth do Citi

O Citigroup esteve próximo de um acordo para vender a maior parte das operações de varejo do Banamex para o Grupo Mexico SAB no ano passado.

Embora vários licitantes estivessem na disputa pelo Banamex até aquele momento, o grupo de possíveis compradores diminuiu depois que Andres Manuel Lopez Obrador, então presidente do México, impôs condições, incluindo a exigência de que o capital mexicano apoiasse a transação e que não houvesse cortes maciços de empregos.

PUBLICIDADE

Os possíveis acordos com o Grupo Mexico, bem como com outros licitantes, acabaram fracassando em meio ao escrutínio de AMLO, como é conhecido o ex-presidente mexicano, e o gigante de Wall Street anunciou que planejaria vender ações de sua unidade Banamex em um IPO.

Leia mais: Citi contrata Gustavo Schroden, ex-Bradesco BBI, para cobrir o setor financeiro

A empresa já havia dito anteriormente que espera realizar essa estreia em algum momento do próximo ano.

PUBLICIDADE

AMLO também queria preservar a coleção de arte historicamente importante que o Banamex possui. O Citigroup confirmou na segunda-feira que a coleção de arte, bem como os edifícios históricos que o Banamex possui, continuarão a fazer parte do grupo Banamex.

Veja mais em bloomberg.com