CEO da Binance admite ter cometido erros e diz que será investidor de startups

CZ se declarou culpado por violações de lavagem de dinheiro e diz que se desligar da empresa é ‘a coisa certa a se fazer’; Richard Teng será o novo CEO

Empresa diz que os fundos estão seguros; CZ se declarou culpado por lavagem de dinheiro e Richard Teng será o novo CEO
Por Sunil Jagtiani - Ben Bartenstein
21 de Novembro, 2023 | 09:09 PM

Bloomberg — Richard Teng, da Binance, será o sucessor de Changpeng Zhao (CZ) como CEO da maior exchange de criptomoedas do mundo, após Zhao concordar em renunciar como parte de um amplo acordo para resolver uma investigação criminal nos Estados Unidos.

Teng assumirá a responsabilidade de conduzir a empresa à medida que a investigação de vários anos do Departamento de Justiça chega ao fim.

Em publicação no X (ex-Twitter), CZ disse que “não foi fácil me desligar emocionalmente, mas sei que é a coisa certa a fazer”.

“Cometi erros e devo assumir a responsabilidade. Isso é o melhor para nossa comunidade, para a Binance e para mim. A Binance já não é mais um bebê. É hora de deixá-la andar e correr. Como acionista e ex-CEO com conhecimento histórico de nossa empresa, permanecerei disponível para a equipe para consultas conforme necessário, em conformidade com o quadro estabelecido em nossas resoluções com as agências dos EUA”, escreveu.

PUBLICIDADE

Ele acrescentou que “vai tirar um tempo” agora. já que “não teve um dia verdadeiro de pausa com o telefone desligado nos últimos 6 anos e meio”.

“Depois disso, minha ideia atual é provavelmente fazer alguns investimentos, sendo acionista minoritário em startups nas áreas de blockchain/Web3/DeFi, IA e biotecnologia. Estou feliz por finalmente ter mais tempo para me dedicar ao DeFi”, disse.

“Não consigo me ver sendo CEO de uma startup novamente. Estou satisfeito sendo um empreendedor de uma só vez (sortudo). Se houver ouvintes, posso estar aberto a ser um coach/mentor para um pequeno número de empreendedores em ascensão, de forma privada. Seja pelo menos para dizer a eles o que não fazer.”

Embora a Binance permaneça a plataforma principal para negociações de criptomoedas à vista e derivativos, sua dominação diminuiu em meio a investigações.

Por meio de nota, a Binance disse que as resoluções americanas reconhecem a responsabilidade da empresa por violações históricas de conformidade criminal e “permitem que a empresa vire a página em um capítulo desafiador, porém transformador, de aprendizado e crescimento”.

“Com aprimoramentos em conformidade e governança, podemos começar a compartilhar nossa visão para o futuro empolgante da Binance e da indústria de criptomoedas. Estamos confiantes de que a Binance surgirá como uma empresa mais forte, estabelecendo as bases para os próximos 50 anos”, disse a empresa.

“Embora a Binance não seja perfeita, tem se esforçado para proteger os usuários desde seus primeiros dias como uma pequena startup, investindo consideravelmente em segurança e conformidade. Reconhecemos que, no início, não tínhamos controles de conformidade adequados para a rápida expansão da empresa, e hoje assumimos a responsabilidade por essas decisões equivocadas.Em nossas resoluções com as agências dos EUA, não alegam a apropriação indevida de fundos de usuários nem manipulação de mercado pela Binance”.

PUBLICIDADE

Quem é o novo CEO da Binance

Richard Teng, o novo CEO da Binance, um ex-funcionário público que se tornou executivo de criptomoedas, tornou-se o favorito para assumir como CEO à medida que a pressão regulatória sobre a Binance e Zhao se intensificou.

Em maio, Zhao o nomeou como responsável por todos os mercados regionais fora dos EUA. Teng é um cingapuriano com mestrado em finanças aplicadas pela University of Western Australia.

Seu currículo inclui cargos de destaque no banco central da cidade-estado, bem como na zona de livre comércio internacional de Abu Dhabi. Ele ingressou na Binance em agosto de 2021 como CEO de Cingapura.

Ele enfrenta o desafio de manter a confiança dos clientes na Binance à medida que os mercados de ativos digitais se recuperam de uma crise prejudicial em 2022, que contribuiu para a queda de rivais como Sam Bankman-Fried, da FTX.

-- Com colaboração de Yueqi Yang e informações da Bloomberg Línea

Leia também:

Binance e CEO se declaram culpados em acordo nos EUA e irão pagar multa de US$ 4,3 bi