Não só elétricos: BYD aposta em novo motor híbrido com autonomia como apelo

Montadora chinesa apresentou seu novo conjunto de motorização híbrida que poderia percorrer a distância de Nova York a Miami com uma única carga e um único tanque

Showroom da BYD em Budapeste
Por Danny Lee
28 de Maio, 2024 | 04:06 PM

Bloomberg — A montadora chinesa BYD revelou um novo motor híbrido capaz de permitir que um carro viaje mais de 2.000 quilômetros sem recarga ou reabastecimento, segundo a companhia.

A atualização, revelada em um evento transmitido ao vivo da China nesta terça-feira (28), significa que alguns dos carros híbridos da BYD poderiam percorrer o equivalente a uma viagem de Nova York a Miami, ou de Munique à Madri, com uma única carga de bateria e o tanque cheio. O motor é um marco na redução do consumo de combustível em cinco gerações de híbridos desde a estreia da BYD em 2008.

PUBLICIDADE

A BYD, sediada em Shenzhen, mudou o mercado automobilístico chinês promovendo cortes de preços, o que custou algum impacto à lucratividade. A empresa vendeu três milhões de carros no ano passado e entregou quase um milhão este ano até março. A cada dois híbridos vendidos na China, um é da BYD, o que destaca um importante fator de receita e lucro para a empresa.

As montadoras de todo o mundo tentam resolver a preocupação dos consumidores em relação à autonomia e fabricar veículos que sejam melhores para o meio ambiente.

A Toyota Motor também apresentou nesta terça protótipos de uma nova geração de motor de combustão interna que pode funcionar com hidrogênio, gasolina ou outros combustíveis juntamente com baterias.

PUBLICIDADE

Leia também: Por que a Toyota tem uma estratégia cautelosa no mercado de carros elétricos

A BYD parou de produzir carros movidos totalmente a combustíveis fósseis no início de 2022 e tem aumentado as exportações de híbridos para mercados emergentes que não possuem infraestrutura de carregamento de baterias.

Os dois primeiros veículos com capacidade de longo alcance de 2.000 quilômetros são sedãs de tamanho médio — o Qin L e o Seal 06, ambos apresentados no Salão do Automóvel de Pequim em abril. Eles fazem parte das séries Dynasty e Ocean, respectivamente.

PUBLICIDADE

Tanto os veículos elétricos quanto os híbridos estão ampliando os limites da autonomia para enfrentar o que alguns consumidores ainda veem como uma desvantagem ao substituir a gasolina.

O híbrido Galaxy L6, da Geely Automobile, tem uma autonomia de 1.370 quilômetros, enquanto o modelo elétrico 001 Zeekr tem uma autonomia de 1.000 quilômetros com a bateria fornecida pela Contemporary Amperex Technology.

Veja mais em Bloomberg.com