Bloomberg — A BRF, uma das maiores exportadoras brasileiras de carne de frango, está construindo uma terceira unidade na Arábia Saudita que deve permitir à companhia triplicar sua produção de frango local, num momento em que o reino aumenta esforços para garantir o fornecimento de alimentos.
A BRF Arabia, joint venture com a Halal Products Development Company (HPDC), subsidiária do Saudi Public Investment Fund, está investindo US$ 160 milhões na planta localizada em Jeddah. Programada para começar a operar no primeiro semestre do próximo ano, ela terá capacidade para produzir 40.000 toneladas de alimentos processados anualmente, somando-se às cerca de 15.000 toneladas da já existente planta da empresa em Dammam.
O investimento da BRF é o mais recente na corrida das fornecedoras brasileiras de carne para expandir sua presença no Oriente Médio. A Arábia Saudita é o quinto maior importador de frango do mundo e o principal consumidor no Oriente Médio. A BRF é líder no mercado halal — de alimentos que seguem a lei islâmica — no Oriente Médio, enquanto a rival JBS também tem investido na região.
Leia também: Além da BRF: Arábia Saudita investe para se tornar uma potência do frango
A nova planta ressalta a confiança da Arábia Saudita na indústria brasileira de alimentos para ajudar a atingir sua meta de ter 80% da carne de frango produzida localmente até 2030, contra cerca de 70% atualmente. O reino vem se esforçando para garantir suprimento de alimentos após a pandemia de Covid-19 e a guerra na Ucrânia terem interrompido cadeias de suprimentos e elevado os preços a níveis recordes.
“Esse investimento faz sentido para o governo saudita, pois dentro do plano 2030 há três grandes vetores que coincidem com a nossa indústria: segurança alimentar, transferência de tecnologia para dentro do reino e criação de empregos, exportações”, disse Igor Marti, vice-presidente para o Mercado Halal da BRF, em uma entrevista.
Leia também: BRF investe US$ 84 milhões e avança na Arábia Saudita para ganhar mercado halal
A BRF anunciou sua joint venture com o fundo saudita em 2022. No final do ano passado, a empresa adquiriu uma participação de 26% na Addoha Poultry, uma das dez maiores fornecedoras de frango do país.
Veja mais em bloomberg.com
© 2025 Bloomberg L.P.