Brasil no Oscar 2026? Globo e Sony se unem de novo por ‘Vitória’, hit de bilheteria

Filme estrelado por Fernanda Montenegro se tornou o mais visto no país e leva a Globoplay a apostar na distribuição do longa pela Sony Pictures para repetir o feito de ‘Ainda Estou Aqui’

Por

Bloomberg Línea — Depois do sucesso de Ainda Estou Aqui, que ganhou o primeiro Oscar do cinema brasileiro na categoria de Melhor Filme Estrangeiro em março, a aposta da vez é Vitória, filme estrelado por Fernanda Montenegro que se tornou um destaque no ranking de bilheteria nas últimas semanas no país.

A Globo tem um acordo com a Sony Pictures para a distribuição do longa do cineasta Andrucha Waddington e tentar emplacá-lo em competições internacionais.

A produção da Conspiração Filmes com o Globoplay, plataforma de streaming do Grupo Globo, é baseada na história real de Joana da Paz, uma idosa que filmou a ação de traficantes no Rio de Janeiro e denunciou o caso, sendo obrigada a integrar o programa de proteção a testemunhas, mudar a identidade e residência.

O roteiro, assinado por Paula Fiúza, é uma adaptação do livro Dona Vitória Joana da Paz, do jornalista Fábio Gusmão.

Leia mais: Oscar 2025: ‘Ainda Estou Aqui’ faz história e ganha como Melhor Filme Estrangeiro

Vitória chegou às salas de cinema logo após a consagração de Ainda Estou Aqui na cerimônia do Oscar.

O filme dirigido por Walter Salles, que foi o primeiro Original Globoplay, foi estrelado por Fernanda Torres, filha de Montenegro, que fez uma aparição no longa sobre o desaparecimento de um ex-parlamentar durante a ditadura e o regime limitar. O diretor de Vitória é marido de Torres.

“A parceria com a Sony Pictures foi um novo paradigma, porque eles têm um conhecimento profundo do mercado internacional. Distribuição é chave”, disse o CFO e diretor de produtos digitais da Globo, Manuel Belmar, a um grupo de jornalistas no início do mês.

Ao receber o Oscar de melhor filme estrangeiro, o cineasta de Ainda Estou Aqui nomeou, em seus agradecimentos, os executivos Tom Bernard e Michael Barker, que lideram a Sony Pictures Classics, dupla conhecida por lançar e distribuir filmes aclamados pela crítica.

“Vocês são os melhores. Muito obrigado por tudo isso. É algo extraordinário”, disse Salles no palco do Oscar.

Leia mais: ‘Ainda Estou Aqui’: Oscar coloca Globoplay na rota internacional do streaming

Belmar disse que Vitória terá uma trajetória de festivais de cinema para fortalecer a aposta em uma potencial indicação para alguma categoria do Oscar 2026.

“Pensar no Oscar seria uma ousadia, como foi antes, mas vamos, sim, fazer um trabalho de divulgação muito forte. Vamos tentar indicações de filme e de atuação para Fernanda Montenegro”, revelou o executivo.

Montenegro já chegou a ser indicada ao Oscar de Melhor Atriz por sua atuação em Central do Brasil, dirigido por Salles, em 1999, mas o prêmio acabou sendo entregue a Gwyneth Paltrow, protagonista naquela disputa de Shakespeare Apaixonado.

A atriz de 95 anos é considerada um patrimônio cultural do Brasil pela excelência do seu trabalho, a identificação com grandes causas e pela atuação por décadas em peças de teatro, filmes e novelas da TV Globo. Em 2022, tomou posse como imortal da ABL (Academia Brasileira de Letras).

Vitória entrou na quinta semana em cartaz nas salas de exibição do Brasil, acumulando bilheteria de R$ 13,42 milhões e mais de 634 mil espectadores até o último dia 6 de abril, segundo dados da Comscore, empresa de medição de audiência digital.

É o filme nacional mais visto da temporada. Considerando apenas o primeiro final de semana do mês, ficou em terceiro lugar no ranking, atrás do líder Um Filme Minecraft (Warner) e de Branca de Neve (Disney).

Ainda Estou Aqui ficou 20 semanas em cartaz no Brasil, acumulando renda de R$ 117,63 milhões e 5,8 milhões de espectadores, segundo a Comscore. O longa chegou ao catálogo do Globoplay no dia 6 de abril e já tornou uma das produções mais vistas na plataforma.

A Academia Brasileira de Cinema deve escolher um longa para disputar uma vaga no Oscar na categoria de Melhor Filme Estrangeiro no mês de setembro. A cerimônia do Oscar em Los Angeles ocorre tradicionalmente no mês de março.

Leia também

Filme de ‘Minecraft’ tem a melhor estreia nos cinemas no ano até agora