Bilionário do setor de iogurtes adquire cervejaria histórica de San Francisco

Hamdi Ulukaya, fundador e CEO da Chobani, adquiriu a Anchor Brewing, dona da cerveja Anchor Steam, por um valor não revelado

Cerveja Anchor Steam
Por Devon Pendleton
31 de Maio, 2024 | 05:55 PM

Bloomberg — O bilionário do segmento de iogurtes Hamdi Ulukaya comprou a Anchor Brewing, sediada em San Francisco, na Califórnia, por um valor não revelado.

Ulukaya, fundador e CEO da Chobani, nascido na Turquia, adquiriu a cervejaria e suas instalações de 2,2 acres no lado leste da cidade por meio de seu family office, Shepherd Futures.

A cervejaria de 127 anos, mais conhecida por sua cerveja Anchor Steam, deixou de funcionar em julho. A empresa proprietária na época, a japonesa Sapporo Holdings citou o declínio das vendas como o motivo, o que chocou os amantes da cervejaria artesanal.

Ulukaya descreveu sua decisão como uma aposta tanto na empresa quanto na revitalização de sua cidade natal.

PUBLICIDADE

“Ambas estão experimentando a magia do renascimento”, disse Ulukaya, 52 anos, em um comunicado nesta sexta-feira (31) anunciando a aquisição. “São Francisco está no coração da Anchor Brewing, e a Anchor incorpora muito do que torna esta cidade excelente.”

Leia também: Na Ambev, a estrela da vez é a Corona, que cresceu 70%. E terá mais investimento

Hamdi Ulukaya

O bilionário fundou a Chobani há quase duas décadas no norte do estado de Nova York. Ele havia imigrado recentemente da Turquia e ficou impressionado com a disponibilidade limitada e com a qualidade baixa de iogurte disponível na maioria das lojas dos EUA.

Ele usou um empréstimo da Small Business Administration para fundar a Chobani, cujo nome é inspirado na palavra turca para pastor.

Essa não é a primeira incursão de Ulukaya além dos produtos lácteos. Ele adquiriu uma participação significativa na torrefadora de café La Colombe, sediada na Filadélfia, em 2015.

A Chobani, que também vende cremes para café e leite de aveia, comprou a empresa inteira no ano passado por US$ 900 milhões.

Veja mais em Bloomberg.com