Bloomberg — O grupo BHP afirmou que a Anglo American rejeitou uma oferta de aquisição aprimorada, que avaliou a empresa de mineração em cerca de 34 bilhões de libras (US$ 43 bilhões).
A BHP, maior mineradora do mundo, está buscando comprar a Anglo por seus ativos de cobre na América do Sul. Isso a tornaria a maior produtora de cobre, ao lado de seu vasto portfólio de minério de ferro e carvão. A abordagem inicial da BHP foi rejeitada pela Anglo.
A BHP disse nesta na segunda-feira (13) que a Anglo rejeitou sua oferta mais recente, que foi 15% superior à primeira. A proposta aprimorada – apresentada em 7 de maio – ainda incluía a estipulação de que a Anglo deveria separar suas unidades sul-africanas antes da aquisição. A Anglo rejeitou essa estrutura.
Leia mais: ‘Vale tem posição única no mercado’, diz CEO sobre eventual fusão BHP-Anglo
A pressão agora está sobre a Anglo para mostrar aos acionistas como pode fornecer mais valor por conta própria, enquanto a BHP precisará melhorar sua oferta novamente para que o negócio aconteça. Os principais executivos de ambas as empresas estão em uma conferência em Miami nesta semana.
Se bem-sucedida, uma aquisição marcaria um retorno às negociações de grande escala para a BHP, que reviveu seu apetite por aquisições nos últimos anos sob a liderança do CEO Mike Henry.
“A BHP apresentou uma proposta revisada ao conselho da Anglo American que acreditamos firmemente que seria vantajosa para os acionistas da BHP e da Anglo American”, disse Henry em um comunicado nesta segunda-feira. “Estamos decepcionados que esta segunda proposta tenha sido rejeitada.”
Veja mais em bloomberg.com
© 2024 Bloomberg L.P.