Barclays planeja cortar US$ 1,3 bi em custos com até 2.000 demissões, diz agência

Redução de custos se daria ao cabo de vários anos, segundo a Reuters; no terceiro trimestre, os resultados do banco decepcionaram os investidores

Letrero de Barclays
Por Tom Metcalf
24 de Novembro, 2023 | 05:55 AM

Leia esta notícia em

Espanhol

Bloomberg — O Barclays trabalha em planos para reduzir os custos em até £ 1 bilhão (US$ 1,3 bilhão) ao longo de vários anos, o que poderia envolver o corte de até 2.000 empregos, segundo a Reuters.

Quaisquer cortes seriam feitos principalmente no Barclays Execution Services, a unidade que engloba o back office do grupo, disse a Reuters, citando uma pessoa que não mencionou o nome. As medidas para aumentar a lucratividade poderiam resultar na eliminação de 1.500 a 2.000 empregos, se implementadas na íntegra, ou cerca de 2% da força de trabalho do banco.

PUBLICIDADE

As propostas estão sendo analisadas pelos principais gerentes, incluindo o CEO C.S. Venkatakrishnan, disse a agência de notícias, observando que as discussões estão em andamento e que o credor poderia, em última instância, priorizar as demissões em outras áreas. O Barclays teve despesas operacionais totais de £16,7 bilhões no ano passado.

Um porta-voz do Barclays não quis comentar.

O banco disse no mês passado que está “avaliando ações para reduzir os custos estruturais para ajudar a impulsionar retornos futuros, o que pode resultar em encargos adicionais materiais” no quarto trimestre. Ele disse que também forneceria uma atualização aos investidores juntamente com os resultados do ano inteiro em fevereiro, onde se espera que revele uma nova estratégia.

PUBLICIDADE

As ações do Barclays caíram 11,5% este ano. No início deste ano, Venkatakrishnan recorreu a consultores de estratégia para elaborar um plano para aumentar a defasagem do preço das ações do banco.

O credor divulgou lucros decepcionantes no terceiro trimestre no mês passado, o que provocou uma nova queda no preço de suas ações. No Reino Unido, o vento a favor das taxas de juros mais altas está diminuindo, enquanto os traders do Barclays não conseguiram acompanhar o ritmo de seus pares dos EUA.

O Barclays Execution Services Ltd., ou BX, tinha 22.334 funcionários em tempo integral no final de 2022, de acordo com um documento regulatório do Reino Unido. Ele fornece tecnologia, operações e serviços funcionais para empresas de todo o grupo, de acordo com seu site.

PUBLICIDADE

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

Novo CEO da Binance terá primeira missão: conter a perda de clientes e recursos

© 2023 Bloomberg L.P.