Barclays nomeia veterano de M&As como novo chairman de investment banking

Pier Luigi Colizzi é atualmente presidente de fusões e aquisições na Europa, no Oriente Médio e na África e já trabalhou anteriormente no Citigroup e no Credit Suisse

Colizzi ingressou no Barclays como chefe do banco de investimentos da Itália em 2012 (Foto: Hollie Adams)
Por Pamela Barbaglia
16 de Janeiro, 2025 | 09:23 AM

Bloomberg — O Barclays nomeou o veterano Pier Luigi Colizzi como o novo presidente de global banking, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto disseram à Bloomberg News.

O italiano de 53 anos é atualmente presidente de fusões e aquisições na Europa, no Oriente Médio e na África, disseram as pessoas, pedindo para não serem identificadas, pois as informações são privadas.

PUBLICIDADE

Colizzi permanecerá em Milão com sua nova função, concentrando-se nas maiores transações de fusões e aquisições e de mercado de capital acionário em todo o mundo.

Leia mais: Barclays pede que funcionários do investment banking voltem 100% ao presencial

Um representante do Barclays não quis comentar.

PUBLICIDADE

Colizzi se junta ao Global Chairman do grupo, que foi criado em 2021 para transferir alguns dos mais experientes rainmakers do banco para novas funções, a fim de cultivar e manter os principais relacionamentos com os clientes.

O grupo é co-liderado por Mark Zanoli e Ingrid Hengster e conta com outros banqueiros veteranos como Iain Smedley, Kurt Kohlmeyer e Grant Porter entre seus membros.

Colizzi ingressou no Barclays como chefe do banco de investimentos da Itália em 2012 e subiu rapidamente na hierarquia, tornando-se chefe de fusões e aquisições da EMEA em 2015. Durante a pandemia, mudou-se para Milão e se tornou chefe do banco de investimento para a Europa continental e codiretor de M&A da EMEA em 2021. Colizzi trabalhou anteriormente no Citigroup e no Credit Suisse.

PUBLICIDADE

Leia mais: UBS conclui aquisição histórica e Credit Suisse deixa de existir legalmente

Durante sua carreira, Colizzi prestou consultoria em negócios de alto perfil, como a fusão dos negócios de petróleo e gás da sueca Lundin Energy com a norueguesa Aker, a aquisição da empresa dinamarquesa de telecomunicações TDC A/S pelo Macquarie Group e a compra de uma participação significativa da empresa australiana na Open Fiber da Itália.

Na Itália, ele trabalhou em estreita colaboração com as principais empresas locais, incluindo a Eni, a Enel e a Telecom Italia.

PUBLICIDADE

A mudança coincide com o foco do Barclays em estabelecer a próxima geração de negociadores.

No ano passado, o banco contratou Stephen Pick, do Credit Suisse, como seu novo diretor de fusões e aquisições na região EMEA. A nomeação de Pick ocorreu no momento em que Omar Faruqui, que costumava co-liderar a área de fusões e aquisições na região juntamente com Colizzi, juntou-se ao painel de aquisições do Reino Unido como diretor geral para um destacamento de dois anos.

Veja mais em bloomberg.com