Bloomberg — A Apple (AAPL) está pronta para aproveitar o ressurgimento do mercado de computadores quando a empresa revelar dois novos Macs e dois novos processadores nesta segunda-feira (30). A empresa realizará um evento online às 21h, no horário de Brasília, nomeado como “Scary Fast”, em que apresentará um novo iMac e as atualizações do MacBook Pro.
A Apple também está programada para apresentar a próxima geração de seu chip de computador, o M3. Os novos modelos têm potencial para se beneficiar de um aumento mais amplo nas vendas de computadores. Após uma queda este ano, espera-se que as entregas do setor cresçam novamente em 2024, mesmo que permaneçam abaixo dos níveis observados durante a pandemia.
As vendas de Macs e outros dispositivos de informática aumentaram durante os bloqueios da covid-19, quando os consumidores gastaram em equipamentos de escritório para casa.
As vendas de Mac estão previstas para subir cerca de 5% no trimestre final do ano, com a receita crescendo 5,5% no ano fiscal que acaba de começar, de acordo com dados compilados pela Bloomberg. As remessas totais de PCs devem subir quase 4% em 2024, de acordo com o IDC. Mas a competição também está se intensificando.
Na semana passada, a Qualcomm anunciou o Snapdragon X, um chip de computador que a empresa afirma superar o atual processador M2 da Apple. Enquanto isso, a Nvidia (NVDA) e a AMD estão trabalhando em novos processadores que dependem dos projetos da Arm Holdings — a mesma tecnologia usada pela Apple e pela Qualcomm.
A Intel (INTC), ex-fornecedora de processadores da Apple, está lançando seu próprio chip. A fabricante de chips deu uma previsão surpreendentemente otimista para o trimestre de festas, fazendo suas ações dispararem na sexta-feira.
A Apple substituiu os chips da Intel em seus computadores por projetos internos nos últimos três anos. E o evento de segunda-feira lhe dará outra oportunidade de mostrar que seus chips feitos internamente são melhores do que as ofertas de concorrentes.
Embora o iMac e o MacBook Pro sejam dois dos modelos de menor volume da Apple, eles são valorizados pelos fãs mais ardorosos e vocais da empresa. Eles devem destacar a potência da nova linha M3 da Apple, que deve ser mais rápida que a M2 e um melhor no processamento de gráficos.
Após o lançamento dos dois primeiros Macs M3, a Apple buscará manter o momento no próximo ano. A empresa está preparando novas versões do MacBook Air e do MacBook Pro de baixo custo com processadores M3 para 2024. Esses modelos são os dois Macs mais populares da Apple. A empresa também está trabalhando em atualizações para o Mac mini e o Mac Studio.
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também:
Apple ‘rouba’ atenção da reunião do Fed entre investidores nesta semana
Tim Cook vende US$ 41 milhões em ações da Apple em meio às quedas no mercado
China volta a abalar empresas estrangeiras com prisões e investigação da Foxconn