Antonio Filosa é nomeado para comitê de liderança da Stellantis após saída de CEO

Ex-chefe da montadora para América do Sul fará parte da equipe que tomará decisões enquanto a empresa busca novo CEO

Por

Bloomberg — A Stellantis (STLA) nomeou executivos, incluindo o atual chefe da América do Norte, Antonio Filosa, para um comitê que assumirá o lugar do CEO Carlos Tavares, enquanto a montadora trabalha para preencher um vazio na liderança após a renúncia do executivo.

O grupo será chefiado pelo chairman John Elkann e moldará as decisões da empresa até que um novo CEO seja encontrado, disse a Stellantis na segunda-feira (2) em um comunicado, confirmando uma reportagem anterior da Bloomberg News.

Os membros também incluem o chefe de compras Maxime Picat, que supervisionará os negócios para a China, e o diretor financeiro Doug Ostermann.

Leia também: Por que comandar uma montadora se tornou um dos empregos mais difíceis do mundo

Richard Palmer, ex-diretor financeiro da Stellantis, foi nomeado conselheiro especial de Elkann e será uma espécie de “caixa de ressonância” para a liderança da empresa, segundo a Stellantis.

O grupo está sob pressão para restaurar o processo de tomada de decisões em um momento de grande agitação no setor.

A fabricante dona das marcas Jeep, Peugeot e Fiat precisa interromper uma queda nas vendas nos Estados Unidos e lidar com o excesso de capacidade na Europa, onde a demanda por veículos elétricos está diminuindo, enquanto fabricantes chineses se expandem na região.

As ações da montadora caíram 6,3% em Milão nesta segunda-feira, depois que Stellantis anunciou a saída de Tavares no domingo, confirmando uma reportagem anterior da Bloomberg News. As ações acumulam perdas de cerca de 44% este ano.

A empresa disse que planeja nomear um novo CEO no primeiro semestre do ano que vem.

Tavares deixa o cargo mais cedo do que o esperado após um confronto com o conselho sobre o futuro da montadora.

Embora ele tenha dirigido a Stellantis desde que a companhia foi formada em 2021 por meio de uma fusão do Grupo PSA, controlador da Peugeot e da Citroën, e da Fiat Chrysler, seu esforço de corte de custos provocou resistência de sindicatos, revendedores e gerentes internos.

Outros membros do comitê incluem Xavier Chereau, chefe de Recursos Humanos; Ned Curic, que se torna chefe de engenharia, tecnologia e software; Arnaud Deboeuf, responsável pela fabricação e cadeia de suprimentos, e Beatrice Foucher como chefe de planejamento.

A função de Filosa também abrange a América do Sul, Chrysler, Dodge, Jeep, Ram e a área de design da América do Norte, incluindo o design da Maserati, informou a empresa.

-- Com a colaboração de Gabrielle Coppola.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

Carlos Tavares renuncia como CEO da Stellantis em novo capítulo da crise automotiva

Crise no setor automotivo: CFO da Nissan está de saída, segundo fontes