Amazon fechará armazéns e 1.900 vagas em Quebec após trabalhadores se sindicalizarem

Gigante do e-commerce negou que a decisão tenha relação com a sindicalização dos colaboradores de uma das instalações; sindicato diz que fechamento faz parte de ‘campanha antissindical’

Por

Bloomberg — A Amazon fechará todos os depósitos e demitirá funcionários na província canadense de Quebec. A decisão ocorre menos de um ano depois que os trabalhadores de uma dessas instalações se sindicalizaram.

Em vez disso, a gigante do e-commerce (AMZN) planeja usar subcontratados, como a Intelcom Courrier Canada, com sede em Montreal, na mesma província.

“Após uma recente revisão de nossas operações em Quebec, vimos que retornar a um modelo de entrega de terceiros apoiado por pequenas empresas locais, semelhante ao que tínhamos até 2020, nos permitirá fornecer o mesmo excelente serviço “, disse uma porta-voz da Amazon em comunicado por e-mail.

Leia mais: Na era Trump, techs terão mais apoio para avançar em IA. E menos regras para riscos

A Amazon fechará suas sete unidades em Quebec e demitirá cerca de 1.900 trabalhadores permanentes e temporários nas próximas semanas.

“A única especificidade de Quebec reside na presença de um sindicato oficialmente certificado, o único no Canadá”, disse a Federação dos Sindicatos Nacionais em um comunicado à imprensa.

O sindicato de Quebec estava negociando com a Amazon desde julho para criar um acordo coletivo para 300 funcionários de um depósito em Laval, um subúrbio de Montreal.

“Não há dúvida de que os fechamentos anunciados hoje são parte de uma campanha antissindical”, disse a presidente do sindicato, Caroline Senneville, no comunicado. “É totalmente inaceitável.”

A Amazon disse que seu anúncio não tem relação com o esforço de sindicalização.

A empresa, que tinha mais de 1,5 milhão de funcionários no final de 2023, acrescentou que não tem planos de fechar armazéns em outros lugares.

“Essa decisão não foi tomada de ânimo leve, e estamos oferecendo aos funcionários afetados um pacote que inclui até 14 semanas de pagamento após o fechamento das instalações e benefícios de transição, como recursos de colocação de emprego”, disse a porta-voz.

A Radio-Canada foi a primeira a divulgar a notícia.

Veja mais em bloomberg.com

Leia também

Em aceno a Trump, Meta e Amazon retrocedem em esforços de diversidade e inclusão

©2025 Bloomberg L.P.