Bloomberg — A Alphabet (GOOG), holding dona do Google, está em negociações para comprar a startup de cibersegurança Wiz em um negócio que pode valer US$ 23 bilhões, segundo uma pessoa com conhecimento do assunto que falou à Bloomberg News. O negócio seria a maior aquisição já feita pela Alphabet.
Um acordo ainda não foi alcançado e as negociações ainda podem terminar sem um, acrescentou a pessoa, que pediu para não ser identificada discutindo informações não públicas.
Um porta-voz da Alphabet não respondeu imediatamente aos pedidos de comentário. Um porta-voz da Wiz recusou-se a comentar. As negociações foram divulgadas anteriormente pelo jornal Wall Street Journal.
Leia mais: Mais valioso que Netflix? YouTube avança no streaming à sombra da Alphabet
As conversas vêm logo após a Alphabet suspender os esforços para adquirir a empresa de gerenciamento de relacionamento com o cliente HubSpot, conforme reportado pela Bloomberg News na semana passada.
Assim como no caso do acordo com a HubSpot, uma aquisição potencial tão grande quanto a da Wiz é incomum para uma big tech como a Alphabet, devido à intensa fiscalização enfrentada pela empresa por parte dos reguladores antitruste.
O Google já enfrenta vários desafios antitruste, incluindo um processo do Departamento de Justiça dos EUA acusando a empresa de abusar de sua posição dominante na busca online e outro relacionado às suas ferramentas de publicidade digital.
A Alphabet tem ampliado seus investimentos no negócio de nuvem, incluindo a oferta de mais ferramentas de inteligência artificial (IA) generativa para os clientes.
Embora o Google ainda esteja atrás da Microsoft (MSFT) e da Amazon (AMZN) no mercado de computação em nuvem, a empresa relatou que sua unidade de “cloud” tem sido lucrativa em trimestres consecutivos, após anos de operação deficitária.
Uma aquisição da Wiz, uma empresa de nuvem e cibersegurança, poderia ajudar o Google a alcançar a Microsoft e a Amazon em um mercado cada vez mais competitivo.
À medida que mais startups movem seus aplicativos e dados para a nuvem, crescem as oportunidades no setor, principalmente aquelas envolvendo a IA generativa.
A Wiz, sediada em Nova York, se conecta a provedores de armazenamento em nuvem, como Amazon Web Services ou Microsoft Azure, e identifica e escaneia dados armazenados na nuvem, procurando e removendo riscos de segurança.
Fundada em 2020, a empresa foi avaliada em US$ 12 bilhões durante uma rodada de financiamento em maio que atraiu investidores como Andreessen Horowitz, Lightspeed Venture Partners e Thrive Capital.
-- Atualização em 15 de julho para incluir fontes da Bloomberg News
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também
Jantares e encontros com estranhos ao vivo buscam ser alternativa a apps como Bumble