Elon Musk é agora oficialmente o maior empregador privado de Austin, a capital do Texas. A Tesla aumentou seu quadro de funcionários em 86% no ano passado para 22.777 pessoas na região de rápido crescimento no estado em que a montadora produz o SUV Model Y e a nova Cybertrucks.
A Tesla ultrapassou a cadeia de supermercados H-E-B, de acordo com um novo relatório anual que a empresa apresentou ao programa de desenvolvimento econômico do condado de Travis.
A Gigafactory Texas da Tesla é o pilar da presença cada vez maior de Musk no estado: ele tem construído uma refinaria de lítio perto da cidade de Corpus Christi.
Bastrop, a cerca de 30 milhas a leste de Austin, abriga operações da Boring Company, empresa de soluções de infraestrutura e mobilidade, e uma nova fábrica da SpaceX para os satélites Starlink. A SpaceX também possui um local de lançamento para seu foguete Starship no Golfo do México, no extremo sul de Boca Chica, e uma instalação de teste de motores fora de Waco.
Leia mais: Como uma fábrica da Tesla no México entrou no meio da guerra comercial EUA-China
As empresas de Musk e a atividade econômica relacionada que geram atingem US$ 11,1 bilhões por ano, estima Ray Perryman, que dirige uma empresa de pesquisa econômica em Waco.
“É raro que um único indivíduo desenvolva empreendimentos tão diversos com impacto substancial em várias regiões”, disse Perryman. “O impacto direto das empresas que Elon Musk trouxe para o Texas é tão grande quanto alguns setores industriais significativos, como produção de bebidas ou equipamentos elétricos.”
Por anos, Musk foi uma figura da Califórnia: um empreendedor do Vale do Silício e também uma celebridade de Hollywood.
Adeus, Califórnia
Ele regularmente se deslocava entre a sede da SpaceX perto de Los Angeles e as operações da Tesla (TSLA) na área da Baía de São Francisco.
Mas Musk ficou irritado com as restrições de trabalho da Califórnia durante os primeiros dias da pandemia, em 2020. Meses depois, a Tesla anunciou que Austin seria o lar de sua segunda fábrica de automóveis nos EUA. Musk pessoalmente se mudou para o Texas mais tarde em 2020.
Sua expansão agressiva pelo Texas, no entanto, tem incomodado algumas pessoas.
Moradores de Boca Chica reclamaram do barulho e dos detritos criados pelos lançamentos de seus foguetes, e em março o estado aprovou uma troca de terras com a SpaceX que cede cerca de 175 mil metros qudrados do Parque Estadual de Boca Chica para a empresa em troca de cerca de 1,9 milhão de metros quadrados ao lado do Refúgio Nacional de Vida Selvagem Laguna Atascosa. A ideia é que, se danificar o local próximo for inevitável, a empresa compensará o estado com um terreno dez vezes maior.
Perto da instalação da SpaceX em McGregor, os moradores reclamaram do ronco e do trepidar dos motores de teste. E, em Bastrop, organizações locais se opuseram ao pedido da Boring de despejar dezenas de milhares de galões de água tratada no Rio Colorado, embora agora haja um plano para que as empresas de Musk se conectem ao sistema de saneamento da cidade.
A SpaceX disse em declarações anteriores que possui mais de 2.000 trabalhadores em suas operações no extremo sul do Texas, perto de Brownsville; a plataforma de mídia social X (antes conhecida como Twitter) de Musk disse que planeja contratar cem pessoas em Austin; sua empresa Neuralink, de implantes cerebrais, tem 300 pessoas na capital do estado, de acordo com Opportunity Austin.
A Tesla disse que sua fábrica de lítio, que está sendo construída em uma área não incorporada a cerca de 30 minutos de carro de Corpus Christi, eventualmente terá 162 trabalhadores.
Autoridades de desenvolvimento econômico de Waco dizem que a SpaceX tem 600 trabalhadores em um local de teste de motores de foguetes em McGregor. A área de Austin tem cerca de cem trabalhadores da Boring e cerca de 700 funcionários da SpaceX, disse Opportunity Austin.
Leia mais: OpenAI reage a ação e revela e-mails que mostram que Musk apoiou plano com lucros
O local em Bastrop também é o mais próximo que os membros do público podem chegar das operações de Musk. Perto das instalações da SpaceX e da Boring, Musk construiu um prédio de aço com um café e uma mercearia chamados Boring Bodega, além do Prufrock Pub, nomeado em homenagem à máquina da Boring que perfura túneis, do Salão de Barbeiro His & Hers e de quadras de pickleball.
“Todos estão tentando se preparar e capturar o crescimento que está chegando”, disse Becki Womble, chefe da Câmara de Comércio de Bastrop, em que duas novas escolas primárias estão abrindo para acomodar a demanda de uma população que deve crescer mais de cinco vezes, para 63.000 pessoas, até 2030, segundo estimativas.
A instalação perto de Corpus Christi ainda é um enorme canteiro de obras, localizado em um trecho desolado das planícies costeiras do sul do Texas, com pouca indústria e não muito dinheiro para gastar. O projeto de US$ 380 milhões é o maior investimento do condado em cinco anos, segundo Sarah Tindall, vice-presidente sênior da Corpus Christi Regional Economic Development Corp.
À medida que o império do Texas de Musk cresce, ele passa mais tempo em Austin, onde moram várias pessoas de seu círculo. Em determinado momento, Musk planejava construir uma casa em uma antiga fazenda de cavalos que havia comprado do outro lado do rio Colorado em relação à sua Gigafactory, de acordo com a biografia de Walter Isaacson, mas parece que nunca foi construída.
“Para Musk, o coração e os pulmões desta operação serão em Austin daqui para frente nacionalmente”, disse Dan Ives, analista da Wedbush Securities, em entrevista por telefone. “Não se trata apenas da Gigafactory, trata-se do que isso significa para a tecnologia de baterias e que toda a cadeia de suprimentos que cerca a Tesla seguirá para o Texas.”
Veja mais em Bloomberg.com