Vendas da Tesla crescem e ameaçam superar números da Audi

Tesla ficou perto de ultrapassar a marca europeia no ano passado, uma das mais valiosas da Alemanha

Concesionario Tesla
Por Monica Raymunt
11 de Janeiro, 2024 | 04:03 PM

Bloomberg — A Tesla chegou muito perto de ultrapassar uma das marcas de carros mais valiosas da Alemanha no ano passado. A Audi, da Volkswagen, vendeu 1,89 milhão de veículos em 2023, superando por pouco as 1,81 milhão de entregas do fabricante americano. Após três anos de declínio, a marca alemã conseguiu manter-se à frente, aumentando as vendas em 17% devido à forte demanda na China, Europa e EUA.

Marca de luxo da Volkswagen se mantém à frente da fabricante de elétricos

Como a maioria dos fabricantes europeus de automóveis, a Audi tem enfrentado dificuldades nos últimos anos com a falta de peças e a transição complexa para carros elétricos. A marca premium disse no mês passado que está reduzindo seu lançamento de carros elétricos para evitar sobrecarregar fábricas e concessionárias em meio ao crescimento mais lento das vendas de carros elétricos.

O crescimento meteórico da Tesla desacelerou um pouco recentemente. O CEO Elon Musk disse há um ano aos analistas que a empresa tinha potencial para produzir 2 milhões de carros em 2023, mas uma série de cortes de preços não foi suficiente para estimular demanda o bastante. A Tesla entregou mais veículos do que o esperado no quarto trimestre, embora não o suficiente para superar a BYD da China nas vendas globais de carros elétricos.

Embora os alemães estejam fazendo progressos na transição para carros elétricos, ainda são pequenos comparados à Tesla. A montadora americana vendeu mais veículos elétricos totalmente do que Audi, BMW e Mercedes-Benz combinados no ano passado.

PUBLICIDADE

-- Com a colaboração de Craig Trudell.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

Hertz vai devolver 20 mil carros elétricos e investir em modelos a combustão

A estratégia da LVMH para evitar a multiplicação de peças falsas no TikTok