Bloomberg — A Vale (VALE3), segunda maior fornecedora mundial de minério de ferro, registrou um aumento maior do que o esperado na produção no último trimestre, em um resultado que pode minar os preços da matéria-prima.
O gigante de mineração produziu 89,4 milhões de toneladas métricas no último trimestre, superando a estimativa média de 83 milhões de toneladas entre os analistas rastreados pela Bloomberg.
A produção aumentou em relação ao ano anterior e aos três meses anteriores, com o resultado do ano inteiro superando o guidance. Em comunicado na segunda-feira, a empresa com sede no Rio de Janeiro reiterou seu guidance para 2024.
O minério de ferro tem sido relativamente resiliente a uma desaceleração na China, o maior consumidor do ingrediente, essencial para a fabricação do aço. Os preços aumentaram mais de um terço desde meados de agosto, levando alguns analistas a prever uma queda em 2024.
A principal produtora de minério de ferro, Rio Tinto Group, disse no início deste mês que vê medidas de estímulo aumentadas impulsionando uma recuperação gradual na China, com a melhora concentrada no segundo semestre.
A Vale está enfrentando tensões de liderança em meio à pressão do governo brasileiro para fazer mudanças, enquanto o conselho se prepara para decidir se mantém Eduardo Bartolomeo como CEO ou busca um substituto.
A empresa de mineração deve divulgar seus resultados financeiros em 22 de fevereiro.
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também
Rogério Xavier, da SPX, vê chance de BC acelerar ritmo se Fed cortar juro em março
Gol recebe permissão nos EUA para usar US$ 950 milhões em crédito emergencial