Rogoff diz que mercados vão ‘impedir’ qualquer pressão política sobre o Fed

Professor de economia da Universidade Harvard comentou sobre hipótese de pressão de Donald Trump caso o republicano seja eleito presidente dos EUA no fim do ano

Por

Bloomberg — Kenneth Rogoff, professor de economia da Universidade Harvard , afirmou que os mercados financeiros imporiam efetivamente restrições a qualquer movimentação de um presidente dos Estados Unidos para forçar o Federal Reserve a flexibilizar a política monetária.

“Se você retirar a independência do Fed, os investidores vão ficar nervosos, as expectativas de inflação vão aumentar e o dólar vai despencar”, disse Rogoff à Bloomberg Television no programa com David Westin.

“Quer seja para melhor ou para pior, acredito que os mercados vão jogar um balde de água fria no presidente se ele tentar fazer isso.”

Leia mais: Powell diz que deve levar mais tempo para o Fed iniciar corte de juros

Com o Fed prometendo, por enquanto, manter as taxas de juros nos níveis mais altos em décadas, investidores têm especulado que o ex-presidente Donald Trump poderia tentar forçar os formuladores de política monetária a reduzir as taxas caso ganhe as eleições de novembro.

Rogoff observou que também existem democratas progressistas que tentaram pressionar o Fed para flexibilizar a política monetária.

Será difícil para o Fed rejeitar completamente a influência política, afirmou Rogoff, ex-economista-chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI).

"Claro que o coração do Fed está no lugar certo, mas é difícil ser uma ilha de tranquilidade tecnocrática no meio de um mar de turbulências políticas", disse ele.

Veja mais em bloomberg.com

Leia também

©2024 Bloomberg L.P.