Bloomberg — Os futuros de ações dos EUA operam em alta nesta quinta-feira (2), em uma sessão marcada pelo rali de techs, o que pode sinalizar que Wall Street está pronta para se recuperar da queda de quatro dias que marcou o final de 2024.
Os contratos do Nasdaq 100 subiram 0,8%, enquanto os do S&P 500 avançaram 0,6%. As ações de energia europeias superaram o desempenho do índice regional Stoxx 600, impulsionadas por um aumento acentuado nos preços do gás natural. Enquanto isso, os títulos do Tesouro subiram ligeiramente.
As ações dos EUA buscam interromper uma sequência de perdas que ofuscaram um pouco o melhor desempenho de dois anos do S&P 500 desde o final da década de 1990. O índice subiu mais de 50% desde o início de 2023, impulsionado pelas chamadas “Sete Magníficas” — as gigantes da tecnologia — em meio ao entusiasmo em torno da inteligência artificial.
“As ações de tecnologia ‘merecem esses prêmios de avaliação quando você olha para o retorno sobre o patrimônio e a geração de fluxo de caixa livre’”, disse Charles-Henry Monchau, diretor de investimentos do Banque Syz & Co, à Bloomberg Television.
“A história da IA vai se expandir para o restante do mercado, o que significa que o crescimento dos lucros será sustentado não apenas pelas Sete Magníficas, mas também por outros setores do S&P 500.”
Os investidores também aguardam alguns dados econômicos iniciais de 2025, como por exemplo os pedidos de auxílio-desemprego nos EUA. Nos próximos meses, a perspectiva de crescimento na Europa e na China, a trajetória da política monetária do Federal Reserve e a agenda de Trump estarão entre os itens mais importantes no radar dos traders.
Veja a seguir outros destaques desta manhã de quinta-feira (2):
- Nova alta para o ouro. O metal precioso era negociado a US$ 2.6 nesta manhã, após um aumento de 27% em 2024, impulsionado pelo ciclo de cortes de juros do Fed, pela demanda por ativos considerados mais seguros e por uma onda de compras realizadas por bancos centrais.
- Musk volta a atacar o Reino Unido. O CEO da Tesla pediu novas eleições no país em uma série de publicações em sua rede social X, no mais recente sinal de como o governo Trump, que assumirá a presidência dos EUA em breve, pode representar um desafio para o governo de Keir Starmer.
- Intervenção na rupia. O Banco da Indonésia interveio nesta quinta (2) para estabilizar a moeda após a decisão do presidente do país Prabowo Subianto de reduzir o aumento no imposto sobre valor agregado (IVA) de 11% para 12%, o que enfraqueceu a rupia em quase 1%.
🔘 As bolsas na segunda-feira (30/12): Dow Jones Industrials (-0,97%), S&P 500 (-1,07%), Nasdaq Composite (-1,19%), Stoxx 600 (-0,46%), Ibovespa (+0,01%)
→ Assine a newsletter matinal Breakfast, uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque em negócios e finanças no Brasil e no mundo.
Veja mais em bloomberg.com
©2024 Bloomberg L.P.