Empresa chinesa enfrenta choque de realidade após ação disparar 400%

Miniso Group, com 3.600 lojas na China e mais de 2.100 no exterior, tem como objetivo que suas operações internacionais gerem 70% de seus negócios até 2028

Por

Bloomberg — Um salto de 400% no último ano transformou a Miniso Group Holding Ltd. na ação de melhor desempenho no Índice Nasdaq Golden Dragon China. Os analistas do mercado agora estão debatendo se os ganhos estão exagerados. Os valuations começam a parecer caros para a varejista chinesa, que tem contado com sua estratégia de custo-benefício e expansão agressiva para conquistar participação de mercado. Indicadores técnicos apontam que a ação, pouco negociada, está sobrecomprada, e o interesse em posições vendidas está aumentando, sugerindo que o rali pode enfrentar um obstáculo no curto prazo.

A empresa tem “consistentemente superado as expectativas, e o potencial de crescimento ainda é bastante significativo nas cidades de menor porte na China e no exterior”, disse Kevin Net, chefe de ações asiáticas na Tocqueville Finance. Ela está “também bastante distante de algumas das preocupações recentes sobre a China, como regulamentação, mercado imobiliário ou geopolítica. Mas grande parte disso já está refletido no valuation.”

O desempenho da Miniso a diferencia da história das ações de consumo mais contidas na China: a empresa registrou receitas recordes no exterior nos três meses até junho, e suas vendas e lucro líquido superaram as estimativas dos analistas por nove trimestres seguidos. Mas, como acontece com todos os ralis surpreendentes, um certo grau de cautela está surgindo.

Os mais céticos destacam que as ações da Miniso são avaliadas em 27 vezes o lucro estimado para o futuro, em comparação com 18 vezes para a empresa de aplicativos de orçamento Temu, controladora da PDD Holdings Inc., e nove vezes para a Alibaba Group Holding Ltd.

Além disso, o índice de força relativa de 14 dias indica que as ações da Miniso estão em território de sobrecompra desde 29 de agosto. O interesse em posições vendidas na ação também saltou para mais de 15% das ações em circulação, em comparação com menos de 5% no final de julho, de acordo com dados da IHS Markit Ltd.

Mesmo assim, alguns permanecem otimistas em relação às perspectivas da Miniso.

Por um lado, o gerenciamento de sua cadeia de suprimentos eficiente pode permitir que continue a exercer um controle de custos eficaz e oferecer uma ampla gama de produtos. Também ajuda o fato de a Miniso planejar se tornar uma “supermarca global” com a abertura de sua nova loja principal nos Estados Unidos na Times Square, em Nova York, em maio.

A empresa, que tinha mais de 3.600 lojas na China e mais de 2.100 no exterior até o final de junho, tem como objetivo que suas operações no exterior gerem 70% de seus negócios até 2028.

A China International Capital Corp. está entre os admiradores da Miniso. Seus analistas, incluindo Wenhui Song, estabeleceram um preço-alvo de US$ 29,42 para a ação, o que implica um aumento de 5% em relação ao fechamento de quarta-feira.

“Achamos que ela merece um prêmio de avaliação mais alto” devido à força de seus produtos, poder de marca e capacidades de operação global, escreveram os analistas em uma nota.

-- Com a colaboração de Jeanny Yu e Henry Ren.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

Verde, Vista e Legacy: por que estes fundos estão ampliando as apostas em Brasil