PMI na Europa, vencimento de opções nos EUA e os eventos que movem os mercados

Em dia de vencimento triplo de opções em Wall Street, investidores repercutem dados de atividade na zona do euro em meio à eleição antecipada na França

Estes são os eventos que orientam os investidores e movem os mercados hoje
21 de Junho, 2024 | 07:03 AM

Bloomberg Línea — Os títulos globais subiram nesta sexta-feira (21), depois que dados mostraram que a eleição antecipada na França prejudicou a recuperação da atividade empresarial do setor privado na zona do euro.

Os rendimentos dos bunds alemães caíram para abaixo de 2,4%, despencando seis pontos base após os dados. O Índice de Gerentes de Compras (PMI) composto da S&P Global caiu para 50,8 em junho, seu pior mês do ano, em comparação com as previsões de um avanço para 52,5.

Os futuros dos EUA tinham leve baixa nesta manhã, em dia de vencimento triplo de derivativos. O rali impulsionado pela IA mostrou sinais de enfraquecimento depois que as entradas em fundos de tecnologia atingiram um recorde semanal de US$ 8,7 bilhões, segundo estrategistas do Bank of America, citando dados da EPFR Global.

O Índice Stoxx 600, da Europa, estendeu as quedas e o dólar se manteve próximo a uma alta de 2024 após os dados do PMI.

PUBLICIDADE

Wall Street está se preparando para o triplo vencimento de opções – no qual vencem contratos atrelados a ações, opções de índices e futuros – forçando os traders a rolarem suas posições existentes ou iniciarem novas. Cerca de US$ 5,5 trilhões devem expirar nesta sexta-feira, de acordo com uma estimativa da plataforma de opções SpotGamma.

Assine a newsletter matinal Breakfast, uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque em negócios e finanças no Brasil e no mundo.

🌐 BRICS. Após reuniões separadas no Sudeste Asiático nesta semana, o presidente russo Vladimir Putin e o premiê chinês Li Qiang, membros do bloco econômico BRICS, encontraram uma região interessada em se juntar a um grupo visto como uma proteção contra instituições lideradas pelo Ocidente.

🇺🇸 Títulos nos EUA. Os Treasuries americanos estão perto de zerar as perdas de um primeiro semestre de altos e baixos para o maior mercado de títulos do mundo. A retomada foi impulsionada por novas apostas de que a desaceleração dos preços nos EUA convencerá o Federal Reserve a cortar juros mais cedo.

🤖 ”Super IA”. O fundador do SoftBank está de volta e desta vez planeja uma era de superinteligência artificial. Ele diz ver um futuro no qual os chips da Arm apoiarão um ecossistema de robôs e poderosos centros de dados que, juntos, poderão curar o câncer, limpar casas e brincar com crianças.

(Com informações de Bloomberg News)

🗓️ AGENDA: Os eventos e indicadores em destaque hoje e na semana →

Breakfast 21-6-24
🔘 As bolsas ontem (20/06): Dow Jones Industrials (+0,77%), S&P 500 (-0,23%), Nasdaq (-0,81%), Stoxx 600 (+0,93%), Ibovespa (+0,16%)
Mariana d'Ávila

Editora assistente na Bloomberg Línea. Jornalista brasileira formada pela Faculdade Cásper Líbero, especializada em investimentos e finanças pessoais e com passagem pela redação do InfoMoney.