Bloomberg — O presidente do Federal Reserve Bank de Atlanta, Raphael Bostic, que tem sido um das autoridades de política monetária mais dovish do Fed, disse que os membros têm tempo para observar como a economia está evoluindo e ser pacientes em relação a quaisquer movimentos na taxa de juros.
Em uma discussão abrangente na sexta-feira à tarde com a equipe da Bloomberg News em Atlanta, Bostic falou sobre as perspectivas para o mercado de trabalho, o aperto no crédito bancário, o aumento da produtividade e as novas regras sob a Lei de Reinvestimento na Comunidade, entre outros tópicos.
Aperto no crédito bancário
Bostic disse que o aperto no crédito está se aproximando. Banqueiros de instituições grandes e pequenas e outros nos mercados financeiros dizem que estão muito mais cautelosos e hesitantes, disse ele.
“Eles não estão dispostos a emprestar de forma tão robusta como poderiam ter feito. E quando o fazem, geralmente é por um valor menor do que fariam antes. Portanto, acredito que há evidências claras da desaceleração, e essa mentalidade não espero que mude nos próximos meses.”
“Eu li o SLOOS (Pesquisa de Opinião dos Oficiais Sêniores de Crédito, esperada para ser divulgada na segunda-feira), mas realmente não precisava ler o SLOOS para saber isso, porque a mensagem tem sido tão consistente.”
Mercado de trabalho
Bostic disse que o “estoque de mão de obra”, termo que ele e outras autoridades ouviram falar no início do ano, diminuiu em parte devido ao relaxamento dos mercados de trabalho e ao aumento do número de candidatos para vagas de emprego e à redução da rotatividade.
“Os mercados de trabalho ainda estão apertados. ... Mas tudo é relativo. E sabemos que as empresas um ano, um ano e meio atrás estavam dizendo: ‘Não posso me dar ao luxo de perder ninguém porque é tão difícil preencher essas vagas’. E hoje não estou ouvindo as pessoas falarem sobre isso.” “Na maioria das vezes, os líderes empresariais com quem falei estão buscando manter sua força de trabalho. Eles não estão procurando grandes expansões de sua força de trabalho, mas também não estão buscando demitir pessoas. ... Existem alguns setores - habitação, empréstimos hipotecários, esse tipo de coisa - em que sabemos que a economia desacelerou bastante, e estamos vendo demissões nesses setores. Mas no momento, isso tem sido mais localizado nesses setores em vez de se tornar algo mais amplo.”
Setor imobiliário
Há problemas chegando ao setor imobiliário comercial nos próximos três anos, disse Bostic, apontando para o setor multifamiliar em particular.
“Em primeiro lugar, os custos de financiamento vão reduzir os valuations. E quando você tem essas avaliações mais baixas, como resolver um refinanciamento se torna uma questão em aberto. Vai ser difícil.”
“Em segundo lugar, a forma como as pessoas estão trabalhando mudou. E, portanto, a demanda por escritórios diminuiu de forma significativa. E alguns podem argumentar, bem, isso realmente vai se manter? Eu realmente acho que sim. Não acredito que vamos voltar a trabalhar cinco dias por semana, todos os dias. E por causa disso, a demanda por espaço está diminuindo, o valor por metro quadrado que você pode cobrar vai diminuir. E, portanto, o fluxo de caixa que pode ser gerado com essas propriedades será menor, o que também afetará a avaliação.”
Aumento da produtividade
Bostic chamou o aumento da produtividade de “uma das histórias não contadas deste período mais recente. Toda a narrativa que tínhamos em termos do que precisaríamos ver para a inflação diminuir estava realmente baseada na ideia de que a maioria do trabalho precisaria estar do lado da demanda.”
“Mas se a produtividade está aumentando, se as contratações estão acontecendo, tudo isso está do lado da oferta. E se você desenhar seus gráficos em um pedaço de papel, se a oferta aumentar, você pode obter mais crescimento e os preços podem cair. E isso faz parte da dinâmica que acho muito interessante. Agora, isso é um novo estado constante? Eu não sei.”
“Há algumas coisas em vigor que nos permitiriam ainda ver um crescimento agregado bastante robusto e uma redução no nível de preços. Vamos apenas ter que monitorar. Quando converso com líderes empresariais e saio para falar com as pessoas no campo, a pergunta que vou acrescentar agora é: Você está vendo seus trabalhadores serem mais produtivos? Eles estão acompanhando isso? Porque isso seria algo realmente interessante e importante de se ter insights.”
Eleições de 2024
Perguntado sobre a política monetária durante o ano de eleições, Bostic reconheceu que o Fed pode enfrentar alguma pressão, mas enfatizou que as autoridades permanecerão firmes na busca de seus objetivos de inflação e emprego.
“Se for necessário fazermos algo para atingir as metas que precisamos alcançar, é nossa obrigação fazê-lo. Acho que temos que estar prontos e preparados para fazer - você ouviu o presidente dizer isso - o que for necessário.”
“Se chegarmos a um ponto em que algo for necessário, eu vou apoiar isso. E, portanto, vai esquentar, tudo bem. Mas temos que fazer o que é certo.”
Novas regras da Lei de Reinvestimento
“É uma mudança importante. E acho que é realmente importante.”
“Espero fazer viagens para falar com os banqueiros sobre onde há potencial, como isso pode realmente ajudá-los a atender às necessidades das comunidades para que possamos obter mais desta regulamentação.”
“Sou muito otimista e, para mim, acho que, de certa forma, isso é uma afirmação da importância dos bancos e instituições financeiras nas comunidades. Espero que os banqueiros realmente entendam que queremos que eles façam o melhor trabalho e ajudem esses lugares a serem melhores.”
Desemprego entre negros
“Acho que seria muito difícil incorporar isso explicitamente. Não podemos cobrar taxas de juros diferenciadas para as pessoas com base em sua situação econômica, origem étnica ou localização geográfica. E, portanto, como isso vai se refletir será diferencial, mas essa é apenas a natureza de nossa política e como a economia está hoje.”
“O slogan de nosso banco é ‘Uma economia que funcione para todos’... Queremos ser cuidadosos em relação às barreiras que impedem que esta economia funcione para todos. E, portanto, muitas das coisas que fazemos para apoiar nossa compreensão da economia são sobre notar essas barreiras, falar sobre essas barreiras e, em seguida, falar com os formuladores de políticas para tentar dizer a eles que isso é uma barreira.”
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também
Rio Bravo vê risco em aposta em juro no país com incerteza fiscal e aperto do Fed
O que esperar das ações das ‘big techs’ depois dos alertas na temporada de balanços