Para o JPMorgan, ações chinesas estão baratas demais para ignorar

Invesco Asset Management também está com alocação acima do peso em ações chinesas. Índices MSCI China e Hang Seng China Enterprises entrando em ‘bear market’

Por

Bloomberg — A onda pessimista contra as ações chinesas está crescendo, mas para alguns gestores de fundos, as ações oferecem bom valor pelo dinheiro.

A JPMorgan Asset Management está adicionando mais ações chinesas à sua carteira com base na aposta de que os baixos ‘valluations’ de mercado e o apoio do governo à economia impulsionarão os retornos. A Invesco Asset Management também está com uma alocação acima do peso em ações chinesas e prefere nomes de tecnologia líderes como Alibaba e Tencent Holdings.

O otimismo demonstrado por alguns veteranos do mercado sugere que eles estão apostando em uma recuperação, mesmo com os bancos de Wall Street, desde o Morgan Stanley até o Goldman Sachs, reduzindo suas previsões para os principais índices de ações chinesas.

As esperanças de que as autoridades adotarão mais estímulos para sustentar o crescimento estão aumentando, depois que o governo solicitou aos maiores bancos do país que baixassem as taxas de depósito.

Ao considerar “onde estão os ‘valluations’ hoje, provavelmente é bom ficar um pouco acima do peso”, disse Ayaz Ebrahim, gestor de portfólio de ações de mercados emergentes e Ásia-Pacífico da JPMorgan, em entrevista à Bloomberg TV. “A partir de uma posição mais neutra, continuamos a acrescentar”.

Os riscos geopolíticos e uma recuperação econômica pouco satisfatória fizeram com que os índices de ações chinesas tivessem desempenhos inferiores em escala global, com os índices MSCI China e Hang Seng China Enterprises entrando em bear market nas últimas semanas.

Apesar do pessimismo ainda predominante, alguns estão percebendo um possível “fundo do poço”. As autoridades teriam solicitado aos maiores bancos do país que baixassem suas taxas de depósito pelo menos pela segunda vez em menos de um ano, marcando um esforço intensificado para impulsionar a segunda maior economia do mundo. Segundo relatos, o governo também está considerando um novo pacote de apoio ao setor imobiliário.

Ebrahim destacou que o mercado está barato, considerando que o governo tomou medidas para melhorar a confiança empresarial e do consumidor. Com base em avaliações com base em ganhos, o índice HSCEI está sendo negociado abaixo de sua média de cinco anos e com um desconto de 6% em relação ao seu valor contábil projetado para o próximo ano, de acordo com dados compilados pela Bloomberg.

Apesar de uma certa demora na recuperação econômica, o mercado está “esperando um crescimento de 18%-19% nos lucros este ano e cerca de 15%-16% no próximo ano e está barato”, disse Ebrahim. “Basicamente, está sendo negociado a preços baixos, próximo ao valor contábil, e os lucros ainda estão chegando”.

Para a Invesco, as empresas chinesas oferecem “valor e lucros bastante bons em algumas áreas”, com empresas como Alibaba e Tencent focadas em proporcionar retorno aos acionistas, disse Tony Roberts, que gerencia o Invesco Pacific Fund (Reino Unido).

O fundo Invesco está com uma alocação acima do peso em ações chinesas desde janeiro de 2022, refletindo sua posição tanto em ações chinesas quanto em ações de Hong Kong, segundo Roberts. O fundo aumentou suas participações na Alibaba este ano à medida que as ações enfraqueciam, e as ações da empresa representam cerca de 2,3% de suas participações totais, disse ele.

“Existe um desconto geral porque as tensões entre EUA e China estão muito altas no momento, então acho que isso também nos dá uma oportunidade na China”, disse Roberts em uma entrevista. As grandes empresas de tecnologia da China, como Alibaba e Tencent, estão “simplesmente muito baratas”.

O fundo Invesco teve um retorno de 8,9% nos últimos três anos, superando 93% de seus pares, de acordo com dados compilados pela Bloomberg. No final de abril, o fundo tinha £240,7 milhões ($299 milhões) em ativos, conforme indicado em seu folheto informativo.

A JPMorgan Asset, de acordo com Ebrahim, aumentou sua alocação em ações chinesas após as baixas do terceiro trimestre do ano passado e subsequentemente realizou alguns lucros para ficar neutra, à medida que os indicadores econômicos continuavam a decepcionar.

Ebrahim está otimista em relação ao consumo chinês, mesmo que dados recentes mostrem que a recuperação enfraqueceu. A atividade manufatureira contraiu novamente em maio, enquanto o crescimento dos preços das casas desacelerou após uma recuperação no início do ano. No sinal mais recente de desânimo econômico, as exportações da China caíram pela primeira vez em três meses em maio.

Ele acrescentou que sua empresa está olhando para ações de fabricantes de componentes e empresas relacionadas ao gasto doméstico. Ele prefere ações de empresas menores em relação às empresas maiores.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

Ciclo de corte nos juros pode ir além do esperado, diz Tony Volpon, ex-BC

Petrobras reduz dividendos após pressões políticas e preços mais baixos