Para este veterano do mercado de juros, títulos dos EUA estão sobrevalorizados

Bill Gross, ex-chefe e cofundador da Pimco e conhecido como o ‘rei’ dos Treasuries, ganhou milhões ao apostar na queda dos juros em outubro

Bill Gross
Por Lara Sanli - Garfield Reynolds
09 de Janeiro, 2024 | 11:51 AM

Bloomberg — Bill Gross, que ganhou milhões ao apostar na queda dos juros no mercado de renda fixa dos Estados Unidos em outubro, agora diz que os Treasuries estão “sobrevalorizados”.

Os títulos de 10 anos do Tesouro americano tiveram uma forte apreciação entre o final de outubro e o final do ano, com queda da taxa exigida pelos investidores de quase 5% para cerca de 3,8%. Gross se posicionou para a virada na hora certa através de derivativos de juros.

PUBLICIDADE

Agora, o ex-chefe e cofundador da Pimco — que em seus tempos áureos era chamado de “rei” do mercado de Treasuries — diz que os títulos do Tesouro americano indexados à inflação, conhecidos como TIPS, são uma opção melhor do que as notas de referência. Mas ele não está comprando, segundo seu mais recente post no X.

Gross, que cofundou a Pimco no início dos anos 70, também acertou em agosto, quando disse que yields de 10 anos perto 4,15% estavam baixos demais. As taxas disparam nos dois meses seguintes para máximas de 16 anos.

Former Bond King Picked Key Pivot Points in 2023 | Now he sees 10-year notes overvalued, sounds wary on Treasuries

Gross também disse que, para quem quer investir em Treasuries, faz mais sentido favorecer notas mais curtas em uma aposta de normalização da curva de juros para taxas mais baixas para os vencimentos mais curtos. Atualmente, a curva está invertida, com o yield de 10 anos em torno de 4% e o de 2 anos em quase 4,4%.

PUBLICIDADE

Aposte no “retorno a uma curva positiva entre 10 e 2 anos”, disse ele.

Gross tem focado em arbitragem de fusões e aquisições, uma estratégia de investimento em renda variável que visa ganhar com a diferença entre o preço de uma ação e preço oferecido em uma proposta de compra.

Veja mais em Bloomberg.com

PUBLICIDADE

Leia também

Wilson, do Morgan Stanley, vê novo rali em Wall St só se o crescimento ajudar

Inflação está no caminho de atingir a meta de 2%, diz Bostic, do Fed