O que esperar para os bancos dos EUA após 1º ganho mensal desde a crise do SVB

Índice que reúne as ações do setor bancário subiu 5% em junho, o melhor desempenho mensal desde janeiro; instituições enfrentam teste regulatório à frente

Vista de Manhattan
Por Bre Bradham
01 de Julho, 2023 | 10:27 AM
Últimas cotações

Bloomberg — As ações dos bancos dos Estados Unidos registraram seu primeiro ganho mensal desde antes do colapso do Silicon Valley Bank (SVB), em março, após passarem no teste de estresse do Federal Reserve.

O índice bancário KBW obteve mais de 5% de ganho em junho, marcando seu melhor período desde janeiro. O anúncio do Fed na quarta-feira, de que todos as instituições financeiras passaram no teste de estresse deste ano, ajudou a tranquilizar investidores e impulsionou o setor duramente prejudicado neste ano pelos temores de uma crise sistêmica.

PUBLICIDADE

Ainda assim, resta saber se o grupo conseguirá manter o impulso diante de uma maior pressão regulatória iminente. A Bloomberg informou na sexta-feira (30) que autoridades dos Estados Unidos consideram limitar os empréstimos dos grandes bancos junto aos Federal Home Loan Banks, um grupo de 11 bancos públicos que dão apoio financeiro às instituições para o financiamento imobiliário.

Os bancos Comerica (CMA), PacWest Bancorp (PACW) e Bank OZK (OZK) se valorizaram mais de 15% neste mês. Entre os maiores bancos dos Estados Unidos, JPMorgan Chase (JPM) e Wells Fargo (WFC) avançaram cerca de 7% e suas ações subiram ligeiramente após o pregão na sexta-feira, após os anúncios de que eles e o Morgan Stanley estão aumentando os dividendos após o teste de estresse do Fed.

Desempenho das ações dos bancos dos EUA mês a mês

As ações bancárias têm tido dificuldades para encontrar impulso suficiente para se recuperarem do colapso de março, quando os bancos regionais, em particular, despencaram com o colapso do Silicon Valley Bank. O índice do setor continua em baixa de 20% até agora este ano.

PUBLICIDADE

O teste de estresse anual é apenas o primeiro obstáculo regulatório que os bancos enfrentam nos próximos meses. Os bancos terão de superar as chamadas regras de Basileia III e um escrutínio potencialmente maior do Fed após o colapso do Silicon Valley Bank. A temporada de balanços também está se aproximando.

“Vemos três ondas regulatórias no verão de 2023, e o teste de estresse é apenas a primeira dessas ondas. Os bancos passaram pela primeira onda e pareciam bem”, disse o analista do Wells Fargo, Mike Mayo, por telefone no início desta semana. “Mas há uma onda logo atrás disso, e mais uma depois disso também.”

Veja mais em Bloomberg.com

PUBLICIDADE

Leia também

Bolsas da Europa têm fuga de US$ 27 bi em sinal de mudança de humor dos mercados