Bloomberg — A Nvidia (NVDA) deu o sinal que o mercado esperava para continuar apostando na alta das ações ligadas à inteligência artificial.
O balanço trimestral melhor do que o esperado da fabricante de chips, com previsão de forte crescimento de vendas, afastou as preocupações de que a onda global de gastos com data centers para IA generativa pudesse desacelerar.
A gigante de tecnologia deu um salto de mais de 7% antes da abertura do pregão em Nova York nesta quinta-feira (23), e impulsionou os papéis de uma ampla gama de fabricantes como Super Micro Computer, Dell, Broadcom, Marvell Technology e Advanced Micro Devices.
Leia mais: ‘Próxima revolução industrial começou’, diz CEO da Nvidia sobre demanda por IA
“Estamos em uma revolução tecnológica e ainda nos estágios iniciais”, disse Tim Ghriskey, estrategista sênior da Ingalls & Snyder. “É realmente difícil não ficar otimista neste momento, especialmente em relação à Nvidia.”
Na Ásia, as ações da Taiwan Semiconductor Manufacturing, que fabrica os chips usados nos processadores da Nvidia, atingiram cotação recorde, e a coreana SK Hynix, que fornece memória de banda larga para a empresa americana, também avançou.
A japonesa Advantest saltou 5,4%. O índice da Bloomberg para o setor de semicondutores na região Ásia-Pacífico alcançou o nível mais alto em mais de três anos.
A alta da Nvidia elevou a cotação acima de US$ 1.000 pela primeira vez e adicionou mais de US$ 100 bilhões ao valor de mercado da empresa. O papel já acumula alta de mais de 100% este ano, depois de um salto de mais de 200% em 2023.
Além dos números fortes, a Nvidia também anunciou um desdobramento da ação de 10 por uma, com o objetivo de tornar o papel mais acessível. Seria a segunda vez que a Nvidia faz isso nos últimos três anos, com um ganho de 500% desde que o último desdobramento foi anunciado em maio de 2021.
Embora um desdobramento da ação não tenha um efeito fundamental no valor do papel, ajuda a impulsionar as compras de pequenos investidores, segundo Alec Young, estrategista-chefe de investimentos da Mapsignals.
“O desdobramento é uma grande notícia”, disse Young. “Não devemos subestimar o apelo de ações que se tornam favoritas do pequeno investidor.”
O CEO da Nvidia, Jensen Huang, disse que a demanda por computação para IA generativa está se expandindo além das provedoras de computação em nuvem para outros setores, como a indústria automobilística e a área de saúde.
Os resultados da Nvidia forneceram mais evidências de que o rali da IA continuará, disse Michael Sansoterra, diretor de investimentos da Silvant Capital Management.
“Isso indica que não são apenas os gastos com data centers para IA que estão fortes, mas que quem trabalha com a tecnologia também deve continuar a ter um bom desempenho”, disse ele. “É um bom sinal de força do mercado de IA, que ainda está nos estágios iniciais.”
Veja mais em bloomberg.com