Bloomberg — A Argentina escolhe seu próximo presidente em eleição acirrada neste domingo (19). Na semana que vai começar, investidores ainda vão monitorar a divulgação da ata da última reunião do Fed e as vendas na Black Friday. No Brasil, estão no radar o primeiro boletim Focus após os dados do IBC-Br mais fracos em setembro, o projeto da LDO (Orçamento) e os dividendos da Petrobras. Veja cinco destaques:
1. Eleição na Argentina
A eleição presidencial deste domingo na Argentina gera forte expectativa e preocupa os investidores, independentemente de quem vença — o ministro da Economia, Sergio Massa, ou o oposicionista Javier Milei. Embora não tenha mencionado o nome de nenhum dos candidatos, o presidente Lula ressaltou recentemente que os dois países são dependentes um do outro, em uma referência às promessas de Milei de interromper negócios com o Brasil e abandonar o Mercosul.
2. LDO e meta fiscal
O relator da LDO, deputado Danilo Forte, deve apresentar seu relatório na próxima terça-feira (21). Ele já adiantou que vai manter a meta de déficit fiscal primário zero em 2024, mas tem recebido propostas de emendas. A expectativa é a de votação do relatório ainda na próxima semana.
3. Focus depois do IBC-Br
O mercado avalia se a pesquisa Focus na próxima segunda-feira (20) trará alguma mudança nas projeções para o PIB após o IBC-Br abaixo do previsto de setembro, que reforçou a tendência de desaceleração da economia no terceiro trimestre.
O mercado elevou as apostas nas chances de uma taxa Selic abaixo de 10% ao ano no final de 2024 com o dado e também diante da perspectiva de juros menores no exterior. O mercado brasileiro funcionará na segunda-feira, apesar do feriado da Consciência Negra em parte do país.
4. Ata do Fed e Black Friday
Em meio à percepção de que a alta de juros do Fed chegou ao fim, o banco central americano divulga na terça-feira a ata da última reunião de política monetária, que manteve a taxa entre 5,25% e 5,50%.
A agenda de indicadores traz dados sobre bens duráveis e os da Universidade de Michigan. Na quinta (23), será feriado do Dia de Ação de Graças nos EUA e, no dia seguinte, a Black Friday, com vendas das varejistas em foco. A China decide sobre juros de financiamento de 1 e 5 anos no domingo (19) à noite.
5. Dividendos da Petrobras
Os detentores de ações da Petrobras negociadas na B3 receberão em 21 de novembro a primeira parcela dos dividendos da empresa, reduzidos para R$ 15 bilhões e aprovados no início de agosto. A segunda parcela será em 15 de dezembro.
A Copel promove evento público com investidores e analistas na quarta (22). No mesmo dia, debenturistas da Americanas se reúnem para discutir o plano de recuperação judicial da companhia.
- Com a colaboração de Martha Beck.
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também
Goldman Sachs e Morgan Stanley divergem sobre trajetória de juros do Fed
©2023 Bloomberg L.P.