Bloomberg — As maiores bolsas de valores de Wall Street alteraram silenciosamente as regras neste verão, aumentando o acesso dos investidores à negociação de opções em empresas recém-listadas.
As ofertas públicas iniciais (IPOs) deste mês - Arm Holdings, Instacart e Klaviyo - viram negociações de opções apenas dois dias após o início das negociações das ações. Sob as regras antigas, as bolsas esperavam quatro sessões para permitir essas negociações.
A aparentemente pequena mudança reflete a crescente importância da negociação de opções nos mercados de capitais. Os volumes desses contratos estão crescendo rapidamente - dobrando desde 2019 - e se tornaram centrais tanto para estratégias institucionais quanto de varejo.
Analistas do mercado afirmam que as mudanças proporcionam aos investidores uma visão mais profunda do sentimento do mercado, ajudando-os a obter lucros em uma ação durante sua fase mais volátil depois da estreia.
“A recente revisão da regra de opções, reduzindo o período de espera pós-IPO de quatro dias para dois, marca uma evolução notável no cenário de negociação”, disse Rohan Reddy, diretor de pesquisa da Global X Management. “Isso fornece aos investidores dados anteriormente indisponíveis, permitindo uma tomada de decisão mais informada nos primeiros dias de negociação de uma empresa.”
Os traders se voltaram para as opções das novas entrantes. Na quinta-feira, dois dias após o início das negociações das ações, a Instacart atraiu 23.000 contratos de opções, divididos aproximadamente entre calls, apostando em uma alta das ações, e puts, apostando no contrário.
Em seu primeiro dia de negociação de derivativos, a Arm viu volumes triplicarem esse tamanho, com uma inclinação significativa para apostas baixistas. Klaviyo teve um interesse mais moderado, com o interesse aberto em seu primeiro dia chegando perto de 1.000 contratos - apesar de sua capitalização de mercado ser semelhante à da Instacart.
Embora o número de IPOs tenha estagnado no último ano, Meaghan Dugan, chefe de opções da Bolsa de Valores de Nova York, disse que um robusto pipeline de grandes novas listagens em 2020 e 2021 despertou o interesse da indústria em mudar o cronograma de negociação.
“Com tantas novas emissões, membros da indústria pediram que as opções fossem permitidas mais rapidamente do que o processo de listagem permitia naquele momento, desde que os critérios de listagem fossem atendidos”, disse ela.
A Nasdaq, que opera seis bolsas de opções nos EUA, acrescentou que os participantes da indústria - desde investidores até provedores de liquidez - concordaram que o prazo mais curto seria benéfico para novos emissores de grande porte.
De olho na lista de IPOs deste outono, a Nasdaq disse que entrou com o pedido de mudanças na Comissão de Valores Mobiliários e Câmbio no verão, depois que a NYSE entrou com o pedido em abril.
No entanto, existem limites. Para que as opções de uma empresa sejam elegíveis para negociação dois dias após o início das negociações das ações, ela deve ter uma capitalização de mercado de pelo menos US$ 3 bilhões.
“Coletivamente, chegamos ao consenso de que, essencialmente, as opções disponíveis mais cedo ajudam a reduzir a volatilidade nas ações”, disse Greg Ferrari, chefe de gestão de negócios de bolsa da Nasdaq. “A transparência e a resiliência do mercado de opções listadas ajudam os investidores a fazer escolhas prudentes sobre o desempenho das ações.”
Mas mesmo pequenos ajustes procedimentais trazem riscos potenciais, especialmente quando se trata de instrumentos especulativos como opções. Em teoria, a alta volatilidade combinada com volumes mais baixos em empresas recém-listadas poderia preparar os preços das ações para manipulação por traders de opções - pense na GameStop, de 2021.
Dito isso, sinais iniciais indicam que os preços das ações não flutuaram mais quando as opções começaram a ser negociadas. As ações subjacentes da Instacart e da Arm não viram movimentos particularmente violentos nos primeiros dias de negociação de opções. A primeira, na verdade, viu oscilações de menos de 3% em seu terceiro e quarto dias, em comparação com oscilações de mais de 10% nos dois primeiros.
A mudança “empodera os investidores a avaliar o sentimento geral do mercado por meio da análise do interesse aberto, das proporções de puts/calls, das ações implícitas a serem vendidas, das zonas de gatilho de volatilidade, da inclinação gama e muito mais”, disse Reddy.
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também
Sabesp corta custos e se prepara para oferta de ações em 2024, diz CEO
© 2023 Bloomberg LP