Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) fechou a sessão nesta quinta-feira (14) mais uma vez próximo da estabilidade. O principal índice da bolsa brasileira registrou leve alta de 0,05%, aos 127.791 pontos.
Houve um novo adiamento do aguardado anúncio do pacote de medidas fiscais do governo federal, o que manteve a expectativa elevada de investidores. Com o feriado do Dia da Proclamação da República nesta sexta-feira (15), um eventual anúncio deve ocorrer apenas na semana que vem.
Por outro lado, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), divulgado nesta manhã, mostrou avanço de 0,84% em setembro - no trimestre, a alta foi de 1,12% na comparação com os três meses anteriores. O indicador é visto pelo mercado como um indicador antecedente do resultado do PIB.
No mercado externo, oficiais do Fed reiteraram incertezas sobre até que ponto o banco central do país precisará reduzir as taxas; e destacaram a dificuldade que os formuladores de política monetária enfrentam ao tentar determinar o nível correto para manter a economia equilibrada e reduzir a inflação.
O dólar (USDBRL), por sua vez, fechou praticamente estável, com alta de 0,01%, cotado a R$ 5,79.
Entre os ativos do Ibovespa, a ação preferencial da Petrobras (PETR4) registrou a maior contribuição para a alta do índice, com ganho de 1,1%, enquanto a ordinária (PETR3) subiu 1,45%. Por outro lado a Marfrig (MRFG3) teve o maior avanço, com ganho de 8,3%.
A Vale (VALE3) fechou em queda de 0,56%.
-- Com informações da Bloomberg News.