Bloomberg — O minério de ferro subiu pelo terceiro dia – acelerando sua recuperação em relação à queda de 9% na semana passada – com sinais de que autoridades da China tomarão mais medidas para tentar reativar o mercado imobiliário em crise do país.
O principal insumo para a siderurgia chegou a subir 3,5% em Singapura, na esteira de informações circuladas na terça-feira (20) de que Pequim avalia permitir que governos locais comprem imóveis não vendidos, emitindo os chamados títulos especiais.
A potencial medida viria após vários pacotes de resgate não terem conseguido impulsionar o mercado imobiliário, que é uma importante fonte de demanda para o minério de ferro.
A commodity acumula queda de 30% neste ano devido ao fraco ritmo de construção de moradias, bem como à desaceleração econômica da China e à escassez de grandes projetos de infraestrutura.
Na semana passada, o presidente do conselho da maior siderúrgica da China alertou que o setor enfrenta condições difíceis que ele comparou a um “inverno rigoroso”.
Veja mais em bloomberg.com
Leia também:
China decreta fim do maior boom de minério de ferro do século. O que isso significa
Minério abaixo dos US$ 80 é nova realidade, diz Citi: ‘dinâmica do mercado mudou’