Minério de ferro sobe pelo segundo dia com preço mais atraente após tombo

Sondagem da Bloomberg com economistas aponta para aumento das exportações chinesas e perspectivas de crescimento melhores

Por

Bloomberg — O minério de ferro avançou pelo segundo dia seguido, depois que o tombo recente para o nível mais baixo desde o início de abril tornou a matéria-prima mais atraente para os compradores.

Os futuros em Singapura subiram até 3,9% nesta quarta-feira (26), a maior alta intradiária em uma semana, para US$ 107,35 a tonelada. No ano, o preço ainda cai quase 24%.

Uma sondagem da Bloomberg junto a economistas aponta para aumento das exportações chinesas e perspectivas de crescimento melhores para o maior consumidor de metais do mundo.

Leia também: Airbus corta projeções de lucro em cenário de escassez de peças no mundo

O mercado também pode ter sido impulsionado pela decisão de um tribunal em Hong Kong nesta quarta-feira de adiar a audiência de liquidação da incorporadora imobiliária chinesa Shimao Group Holdings para julho, dando mais tempo para a elaboração de um plano de reestruturação de dívida.

As ações judiciais contra incorporadoras chinesas inadimplentes se acumulam nos tribunais de Hong Kong à medida que a crise de dívida do setor se deteriora, apesar dos esforços de estímulo do governo.

A construção de imóveis é um dos principais motores da demanda por aço e minério de ferro.

Mas embora as quedas profundas nas vendas de imóveis residenciais novos na China em junho sugiram que os recentes esforços do governo ainda não surtiram muito efeito, ainda há otimismo que Pequim anunciará novos estímulos para impulsionar o setor.

Veja mais em bloomberg.com