Bloomberg — A demanda por minério de ferro e metais industriais como cobre deve ficar sem o apoio de novas medidas chinesas este ano, mesmo diante de uma crise imobiliária persistente.
Em Davos, o primeiro-ministro chinês Li Qiang deu seu sinal mais claro até agora de que Pequim não recorrerá a grandes estímulos, mesmo diante do risco de uma espiral deflacionária. Ao mesmo tempo, novos dados divulgados na quarta-feira (17) mostraram que o início da construção de projetos imobiliários e as vendas caíram em dezembro.
O Citigroup (C) disse que os efeitos da crise imobiliária serão sentidos na demanda por aço durante o primeiro semestre de 2024, com mais queda dos dados imobiliários este ano para os níveis mais baixos em mais de uma década.
“Ainda estamos relativamente pessimistas em relação ao setor imobiliário”, disse Wang Yingying, analista da Galaxy Futures. “As vendas de imóveis devem continuar a cair este ano”, disse ela, acrescentando que “isso irá prejudicar a demanda por metais básicos”.
As siderúrgicas deveriam reduzir produção e buscar o desenvolvimento de produtos de alta qualidade, disse Yao Lin, presidente do China Mineral Resources Group, criado pelo governo para consolidar as compras de minério de ferro para as usinas nacionais.
Seus comentários em entrevista à China Metallurgical News se assemelham aos de He Wenbo, presidente executivo da Associação de Ferro e Aço da China.
“Esperamos que a queda no início de novas construções de imóveis e a desaceleração da conclusão de projetos prejudiquem a demanda por aço para construção em 2024″, disse Zerlina Zeng, da CreditSights.
“O investimento imobiliário permanecerá no vermelho, uma vez que é pouco provável que os projetos de habitação popular e de renovação urbana do governo compensem a profunda contração do investimento imobiliário privado.”
Os futuros de minério de ferro em Singapura acumulam queda de quase 8% este ano, após recuperarem parte das perdas nesta quinta-feira (18), com uma alta de até 3,3% para US$ 130 a tonelada.
O cobre tem sido negociado perto de uma mínima de dois meses na Bolsa de Metais de Londres, abaixo de US$ 8.300 a tonelada.
Veja mais em bloomberg.com
Leia também:
Shell inicia cortes de centenas de empregos para aumentar eficiência
Disney rejeita nome indicado por Nelson Petz ao conselho: `faltam ideias novas’