Mercados recuam com traders à espera de dados da economia dos EUA na volta do feriado

Uma série de dados econômicos nos EUA, que incluem números do setor manufatureiro e o relatório de empregos payroll, devem dar o tom dos mercados nos próximos dias

Estes são os eventos que orientam os investidores e movem os mercados hoje
03 de Setembro, 2024 | 07:10 AM

Bloomberg Línea — As ações recuam nesta terça-feira (3), enquanto os investidores se preparam para a divulgação de dados que oferecerão uma visão sobre a saúde da economia dos EUA e o rumo das taxas de juros do Federal Reserve.

Por volta das 7h (horário de Brasília), o índice Stoxx 600, da Europa, cedia 0,3% à medida que as ações de mineração recuavam devido à queda nos preços das commodities.

PUBLICIDADE

Os contratos futuros dos EUA também recuavam antes da reabertura de Wall Street após o feriado do Dia do Trabalho, enquanto um índice de ações asiáticas fechou praticamente inalterado.

Em um mês historicamente desfavorável para as ações, os investidores estão se preparando para novos picos de volatilidade. Diante da espera do início do ciclo de cortes do Fed, os investidores estão cautelosos com os riscos decorrentes da campanha eleitoral dos EUA e do aumento das tensões geopolíticas.

Assine a newsletter matinal Breakfast, uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque em negócios e finanças no Brasil e no mundo.

PUBLICIDADE

🇺🇸 Economia dos EUA. Os números do setor manufatureiro dos EUA nesta terça-feira marcam o início de uma semana movimentada de dados econômicos, que termina com os dados do payroll na sexta-feira. Uma série semelhante de divulgações em agosto gerou temores de que a economia dos EUA estivesse caminhando para um pouso forçado, abalando os mercados.

🇧🇷 PIB do Brasil. O PIB brasileiro deve ter crescido 2,7% no 2º tri em relação ao mesmo período de 2023, segundo estimativa mediana em pesquisa da Bloomberg, após avanço de 2,5% na leitura anterior.

⛏️ Cobre sob pressão. A recuperação econômica cada vez mais decepcionante da China atrasará a esperada alta no preço do cobre, disse o Goldman Sachs ao reduzir sua previsão para a commodity no próximo ano em quase US$ 5.000 por tonelada.

(Com informações de Bloomberg News)

🗓️ AGENDA: Os eventos e indicadores em destaque hoje e na semana →

Breakfast 3-9-24
🔘 As bolsas ontem (02/09): Dow Jones Industrials (-), S&P 500 (-), Nasdaq Composite (-), Stoxx 600 (-0,02%), Ibovespa (-0,81%)
Mariana d'Ávila

Editora assistente na Bloomberg Línea. Jornalista brasileira formada pela Faculdade Cásper Líbero, especializada em investimentos e finanças pessoais e com passagem pela redação do InfoMoney.