Mercados recuam com nomeações de Trump e juros nos EUA no radar

Jamieson Greer foi indicado como Representante de Comércio dos EUA e Kevin Hassett para dirigir o Conselho Econômico Nacional; perspectiva dos investidores de novas tarifas ganha força

NO RADAR DOS MERCADOS
27 de Novembro, 2024 | 07:03 AM

Bloomberg — Os mercados globais recuam nesta quarta-feira (27) enquanto os investidores digerem as últimas nomeações de Donald Trump para seu gabinete e se preparavam para uma onda de dados sobre a economia americana em busca de pistas sobre a perspectiva das taxas de juros.

Na Europa, o índice Stoxx 600 recuava 0,4% e os contratos do S&P 500 operavam em queda de cerca de 0,1%. O iene e o dólar neozelandês lideraram os ganhos entre as moedas do G10 em relação ao dólar americano. Os rendimentos dos títulos de 10 anos dos EUA caíram quatro pontos base, para 4,26%, o que reduz parcialmente os ganhos da sessão anterior.

PUBLICIDADE

Nesta quarta-feira (27), Trump nomeou Jamieson Greer como Representante de Comércio dos EUA e Kevin Hassett para dirigir o Conselho Econômico Nacional. Greer esteve profundamente envolvido nas decisões de política comercial do primeiro mandato de Trump.

“A nomeação de Greer para o USTR está amplamente alinhada com as expectativas, indicando uma postura comercial mais restritiva dos EUA sob a administração Trump. Está claro que ‘Trump não está brincando’ quando se trata de tarifas”, disse Frederic Neumann, economista-chefe da Ásia do HSBC Holdings Plc.

Na sessão anterior, apesar da ameaça de Trump que disse que aplicaria novas tarifas de 10% contra a China, e de 25% sobre os produtos do México e do Canadá, as ações terminaram o dia em alta.

PUBLICIDADE

Leia mais: Como a reformulação radical de Andy Sieg deu ânimo à divisão de wealth do Citi

“Veríamos isso como uma intervenção oportuna do presidente eleito Trump, que envia um sinal muito claro aos mercados financeiros — que a reação à nomeação de Scott Bessent estava errada — não haverá abordagem suave ou equilibrada para a política de tarifas comerciais”, disse Derek Halpenny, do MUFG Bank.

Mercados globais 27/11/24

🔘 As bolsas na terça-feira (26/11): Dow Jones Industrials (+0,32%), S&P 500 (+0,60%), Nasdaq Composite (+0,56%), Stoxx 600 (+0,57%), Ibovespa (+0,70%)

PUBLICIDADE

Assine a newsletter matinal Breakfast, uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque em negócios e finanças no Brasil e no mundo.

- Volkswagen reduz aposta na China. A joint venture da montadora alemã com a SAIC Motor venderá uma pequena fábrica em Urumqi para uma unidade da estatal Shanghai Lingang, após ter sofrido pressão de investidores preocupados com possíveis abusos dos direitos humanos na região.

- O otimismo da IA SK Hynix. Empresa coreana conhecida no mercado de chips de memória planeja aumentar o pagamento de dividendos em 25%, para cerca de US$ 2,1 bilhões, entre 2025 e 2027. Nos últimos anos, a companhia acirrou a disputa com a Samsung, a sua principal concorrente.

PUBLICIDADE

- A multa milionária do HSBC. Banco perdeu nova disputa judicial contra uma multa antitruste da UE de quase € 32 milhões por manipulação ilegal do índice de referência Euribor. O Tribunal da UE rejeitou o apelo do banco e apoiou as conclusões da Comissão Europeia. A decisão ainda pode ser recorrida.

Veja mais em bloomberg.com

©2024 Bloomberg L.P.