Mercados pausam ganhos com investidores atentos a balanços, da Volks à Amazon

Números de vendas de grandes montadoras, que incluem Stellantis e Mercedes, são considerados decepcionantes e levam índices na Europa a quedas pela manhã

Estes são os eventos que orientam os investidores e movem os mercados nesta terça-feira (30)
30 de Abril, 2024 | 06:42 AM

Bloomberg Línea — Índices de ações interromperam seus ganhos nesta manhã de terça-feira (30) em meio a uma onda de notícias corporativas e resultados, com os traders adotando uma postura cautelosa antes da decisão de política monetária do Federal Reserve na quarta-feira (1 de maio), feriado no Brasil.

O índice de referência europeu Stoxx 600 registrou pequenas movimentações, enquanto as ações de fabricantes de automóveis Volkswagen, Mercedes-Benz e Stellantis recuaram, apesar de dados econômicos melhores do que o esperado da França e da Espanha.

A ação do HSBC subiu mais de 2% após resultados sólidos e apesar da notícia da saída surpresa do CEO do grupo, Noel Quinn, após cinco anos no cargo.

Grandes nomes do varejo também devem divulgar seus resultados nos EUA neste último dia de sessão em abril, com destaque para os números de Amazon, McDonald’s e Coca-Cola.

PUBLICIDADE

Os primeiros resultados da temporada de balanços nos EUA sugerem que mais de 80% das empresas estão superando as expectativas, ajudando a compensar os temores de que as taxas permaneçam mais altas por mais tempo.

Segundo a Bloomberg Economics, é improvável que o presidente do Fed, Jerome Powell, alivie essas preocupações na reunião de quarta-feira diante de dados recentes de inflação elevados e sinais de força na economia dos EUA.

O índice Bloomberg Dollar Spot subiu 0,3% nesta terça, enquanto os rendimentos dos títulos do Tesouro de 10 anos ficaram estáveis em 4,62%. Os futuros do S&P 500 mal se alteraram.

PUBLICIDADE

Assine a newsletter matinal Breakfast, uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque em negócios e finanças no Brasil e no mundo.

- Saída do CEO do HSBC. Noel Quinn deixará o comando do maior banco europeu após cinco anos no cargo, segundo comunicado nesta terça. O conselho iniciou a busca por um substituto. Em sua gestão, o HSBC ampliou a aposta na Ásia, algo que tem se mostrado mais incerto diante de riscos maiores na China.

- Setor automotivo em xeque. Resultados trimestrais de Volkswagen, Stellantis e Mercedes mostraram que 2024 começou com desafio ainda maior para vendas. Como reflexo, as três montadoras apostam em novos modelos para recuperar o momentum, especialmente em elétricos.

- Amazon divulga balanço. Depois do impacto de Alphabet (Google) e Meta nas bolsas, hoje será a vez da divulgação dos resultados da big tech de Jeff Bezos, após o fechamento do mercado. Mais uma vez, o foco estará no impacto gerado pelo uso de IA, segundo analistas.

(Com informações da Bloomberg News)

🗓️ AGENDA: Os eventos e indicadores em destaque hoje e na semana →

Os indicadores dos mercados globais nesta manhã de terça-feira, 30 de abril de 2024dfd
🔘 As bolsas ontem (29/04): Dow Jones Industrials (+0,40%), S&P 500 (+1,02%), Nasdaq Composite (+2,03%), Stoxx 600 (+1,11%), Ibovespa (+1,51%)